Foto: ASCOM/CIDASC

O transporte de suínos se tornou um fator de risco importante na disseminação de diversos agentes patogênicos na suinocultura. O grande ponto crítico são as falhas nos procedimentos de biossegurança e de higienização dos caminhões utilizados para deslocamento dos animais. Hoje, há diferentes estratégias para a descontaminação de veículos, inclusive com novas tecnologias em processo de validação de campo.

No entanto, os procedimentos-padrão nem sempre são executados de maneira eficaz a cada novo carregamento ou até mesmo de forma rotineira, impedindo a completa inativação de possíveis patógenos presentes nas carretas. “A contaminação de suínos durante o transporte é um fato. Não pode ser relegado. Diversos agentes infecciosos como Brachyspiras, Coronavírus, Rotavírus, Mycoplasmas, Lawsonia e vírus da Febre Aftosa são viáveis em matéria orgânica e, portanto, passíveis de transmissão indireta durante o transporte”, reforça Daniel Linhares, médico veterinário e gerente de Serviços Técnicos da Agroceres PIC.

O assunto foi foco da palestra “Análise do papel dos caminhões e do transporte de animais na transmissão de doenças: novos conceitos”, ministrada por Linhares, no dia 10 de julho, dentro do VIII Simpósio Internacional de Suinocultura (Sinsui). Organizado pelo Setor de Suínos da Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o evento aconteceu entre os dias 09 e 12 de julho, em Porto Alegre (RS).

Durante a palestra, Linhares apresentou dados levantados por médicos veterinários da PIC nos Estados Unidos. Ao longo de quatro anos, eles acompanharam 35 granjas que se infectaram com o vírus da Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRSv, na sigla em inglês). O estudo concluiu que 17% dos surtos estavam associados a falhas na biossegurança durante o transporte de suínos, ressaltando a importância desta via de transmissão. Similarmente, levantamentos recentes nos EUA mostraram que carretas contaminam-se nos frigoríficos com agentes como PRRSv, TGEv e PEDv e permanecem contaminadas caso não sejam devidamente lavadas, desinfetadas e secas. “Evidências apontam que a disseminação de patógenos via carreta é um fenômeno que ocorre com certa frequência, mas que ainda não recebe a devida atenção dentro da suinocultura”, alerta Linhares.

Falhas na biossegurança

Um exemplo pode ser dado a partir da própria suinocultura norte-americana. Estudo apontou que metade dos veículos utilizados no transporte de suínos não eram lavados e desinfetados após todas as cargas. Na Dinamarca, um grupo de pesquisa acompanhou o transporte de 400 mil suínos. O levantamento indicou que o mesmo caminhão era usado para mais de uma carga, sem higienização entre elas, em quase 80% dos casos. Em determinadas situações, o mesmo veículo foi utilizado em mais de dez cargas antes de ser desinfetado. No Brasil, segundo Linhares, apesar de não haver levantamentos publicados desta natureza, relatos de motoristas, veterinários e produtores sugerem oportunidade de intensificação de práticas de biossegurança de transporte.

Atualmente, os protocolos para inativação de patógenos em veículos se baseiam na remoção de matéria orgânica, seguido de lavagem completa em alta pressão com secagem e desinfecção química. Há ainda a utilização do chamado Thermo-assisted drying and decontamination (TADD), que consiste em um túnel de secagem em alta temperatura seguido de vazio sanitário de duas horas. Novas tecnologias também estão em processo de validação de campo, como o uso de acidificantes e/ou de luz ultravioleta em substituição aos desinfetantes. “A biossegurança no transporte de suínos é uma questão que deve ser levada a sério; pelo impacto que causa, este é um tema que ganhará cada vez mais importância dentro da suinocultura”, conclui Linhares.

Fonte: Portal Agrolink