Foto: Ronaldo Coutinho do Prado

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca informa que está prevista para domingo, dia 21, a chegada de uma nova e intensa onda de ar polar ao Estado com condições para geada forte e ampla. A Epagri/Ciram alerta para possibilidade de ocorrer geada negra, que é o congelamento interno da planta, que devido ao frio intenso, queima e fica escura. Mesmo com o forte frio, a expectativa é de que não haja perdas na agricultura em Santa Catarina.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, explica que para as culturas de trigo, cevada, aveia e azevem (pastagem de inverno), que ainda não estão em fase de florescimento, as baixas temperaturas são bem vindas. “Essas plantas precisam de frio no período de germinação até o florescimento, porque com o frio não há proliferação de doenças”, destaca.

Em geral as culturas de inverno são mais resistentes às baixas temperaturas, e a preocupação maior é com as hortas e viveiros de mudas. “Aconselhamos aos agricultores que cubram ou irriguem suas hortas e se possível, deixem os animais em locais mais protegidos para que não sofram com o frio intenso”, ressalta o secretário.
Os técnicos da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) responsáveis pelas culturas de cebola e alho afirmam que os legumes são resistentes a geadas e que, mesmo entre Curitibanos e Canoinhas onde a semeadura acontece mais tarde, os riscos são muito pequenos para a plantação. As informações da Estação Experimental da Epagri de São Joaquim são de que a fruticultura está em fase de dormência, porém algumas frutas de caroço já iniciaram seu crescimento devido às temperaturas altas no inverno, para essas pode haver perdas com o frio intenso.

Segundo o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a geada negra poderá também afetar reflorestamentos jovens de eucalipto. “Em termos gerais esta é a época do ano em que o frio intenso causa menos prejuízos à agricultura. Se essa onda de frio ocorresse em setembro, as perdas poderiam ser muito grandes”, afirma Spies.

As previsões da Epagri/Ciram indicam que na noite de domingo, há possibilidade de temperaturas negativas nas áreas mais altas do estado, variando de -8°C a -10°C em Urupema, Urubici e São Joaquim, e de 0°C a 3°C no Litoral. Há chance de neve no domingo nas áreas altas do Planalto Sul, especialmente entre a tarde e noite. O frio intenso deve continuar até terça-feira, dia 23.

Fonte: Economia SC