No dia 09 de julho de 2013, a Administração Regional da CIDASC de São Joaquim e GEDEV – Gerência de Defesa Sanitária Vegetal, promoveram em convênio com o MAPA em comprimento de mais uma meta do convênio MAPA 755855 uma capacitação para os fiscais estaduais agropecuários e os responsáveis técnicos na cultura de maça, com mais de 150 participantes.
Durante o evento tivemos a participação dos palestrantes onde discorreram sobre os aspectos epidemiológico e o controle da sarna da macieira, estratégia de controle da mancha foliar da gala e demais doenças de verão, manejo de pragas da macieira com uma ênfase a cydia pomonella praga mais importante da maçã a nível mundial e sobre o cancro europeu (Nectria galligena).
Dr. Adalécio Kovaleski – EMBRAPA e Engº Agrº MSc Luiz Gonzaga Ribeiro – Epagri – Entomologista onde discorreram aspectos sobre a biologia, danos, monitoramento e ações e estrategias de prevenção e métodos de controle das Pragas Moscas das frutas, mariposa oriental, lagarta enroladeira acaro vermelho europeu e Cydia pomonella assim houve uma troca de experiências onde tiveram a oportunidade de atualização técnica, informações fundamentais para a Defesa Sanitária Vegetal do Estado de Santa Catarina e para os Responsáveis Técnicos tanto na produção de frutos de qualidade e melhoria na rentabilidade econômica da cultura da macieira.
Os demais temas foram apresentados pelos pesquisadores da Estação Experimental de São Joaquim os Engº. Agrº. MSc Fitopatologia José Itamar da Silva Boneti – discorreu sobre a epidemiologia e controle da sarna da macieira e também sobre a nova doença na cultura da maçã cancro europeu (Nenectria galligena), onde apresentou os aspectos biológicos e epidemiológicos e o programa de prevenção e erradicação na serra catarinense.
Engº. Agrº. MSc Fitopatologia – Yoshinori Katsurayama – onde apresentou trabalho desenvolvido com Glomerella mancha da gala, apresentando os aspectos epidemiológico e a estratégia de controle da mancha foliar da gala e demais doenças de verão, onde discorreram aspectos sobre a biologia, danos, monitoramento e ações e estratégias.
Fonte: Reinhard Krueger – Estação de Avisos Fitossanitarios de São Joaquim