Foto: ASCOM/CIDASC

Uma cooperação inédita entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), a Associação Catarinense De Avicultura (ACAV) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado De Santa Catarina (FAESC) permitirá treinar 17.000 criadores de aves e suínos integrados ao sistema agroindustrial catarinense.

O acordo – com vigência pelo período de dois anos –  foi definido nesta semana pelos presidentes José Zeferino Pedrozo (FAESC e SENAR), Clever Pirola Ávila (Sindicarne) e Luiz Adalberto Stabile Benício (ACAV).

Essa ação conjunta tem como escopo a elaboração de material audiovisual instrucional, de conteúdo programático, que será disponibilizado aos produtores e trabalhadores rurais, integrados das agroindústrias, vinculados à FAESC, ao SINDICARNE e a ACAV.

O objetivo é capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos e as práticas desses produtores nas áreas de biosseguridade, gestão empresarial dos estabelecimentos agrícolas, meio ambiente, ambiência e controle ambiental da propriedade, processos de produção e neutralização de “lendas urbanas”, como as inverdades sobre hormônio em frango e cisticercose em suíno.

O SINDICARNE e a ACAV disponibilizarão o conteúdo técnico para elaboração do roteiro de filmagens do vídeo instrucional, selecionarão as propriedades para filmagem, darão acompanhamento e supervisão técnica durante as filmagens e divulgarão o material produzido para uso das empresas associadas.

A FAESC fará a divulgação junto aos Sindicatos Rurais do material produzido e a mobilização dos produtores para que permitam o acesso em suas propriedades para a gravação de imagens e depoimentos.

O SENAR selecionará e contratará a empresa que produzirá os audiovisuais instrucionais, acompanhará e supervisionará as atividades, disponibilizará o material resultante das filmagens para as entidades parceiras e para os produtores e trabalhadores rurais via web.

É a primeira vez que as principais entidades de organização, defesa e capacitação dos agentes econômicos que participam do agronegócio catarinense se unem, em uma ação articulada de natureza educacional. O valor do investimento não foi informado.

Fonte: Associação Catarinense de Avicultura – Acav