Panfleto Informativo

O evento terá na programação feira de negócios, exposição de animais, o melhor da culinária local entre outras atrações

A 4ª edição da Festa do Agronegócio de Ibirama, a Expoagro, começa na sexta-feira (12/7). A abertura do Centro de Eventos Ribeirão Taquaras está marcada para as 10h e a abertura oficial da festa será às 19h30min. O evento, tradicionalmente realizado em setembro, foi antecipado em função do Dia do Agricultor, comemorado em julho e busca mostrar o trabalho das associações, o melhor da gastronomia local e destaca a importância do turismo rural.

Na programação, atrações para toda a família. Uma estrutura foi especialmente montada para 24 estandes que abrigarão, entre outras coisas, o Museu da Agricultura, a praça de alimentação e a feira de negócios. As associações de Ovinocultores, Bovinocultores, Apicultores e Piscicultores estarão presentes com aproximadamente 30 outros expositores no local. Também haverá competições tradicionais, concurso de tomadores de chope em balde, bailes e o melhor da culinária local. Durante a festa será escolhida a rainha e as princesas da Expoagro 2014.  Os ingressos custarão R$ 10 na sexta-feira, R$ 15 no sábado e no domingo a entrada é franca. Estarão à venda no Maresia Restaurante e Pizzaria, Chopperia Handwerk, Posto Scursel e Cravil.

Confira mais detalhes sobre a programação:

Museu da Agricultura: Maquetes contarão a história e o desenvolvimento da agricultura em Santa Catarina. A coleção é da família do agricultor Antônio de Águida que mantém as peças na propriedade que fica na divisa entre Ibirama e Lontras.

Gastronomia: Ficará por conta das associações de produtores. O jantar de sexta (12/7) será a base de peixe. No sábado (13/7) será servido um almoço colonial, um café caseiro a partir das 15h e churrasco no jantar. No domingo (14/7) o almoço será a base ovelha.

Desfile de máquinas agrícolas: Será no sábado (13/7), às 10h. O objetivo é atrair as pessoas para o evento e principalmente proporcionar alguns momentos de lazer aos trabalhadores do campo. Aproximadamente 40 máquinas devem participar do Tratoraço organizado também pela Associação de Bovinocultores. O percurso, que deve ser realizado em 1h30min, tem saída marcada no Centro de Eventos do Centro e chegada no Centro de Eventos Ribeirão Taquaras, local da festa. Participarão do desfile, além dos tratoristas envolvidos e convidados, o prefeito de Ibirama Osvaldo Beltramini, o vice-prefeito e presidente da comissão organizadora, Francisco Asbreno Lohn, a realeza da 4ª Expoagro, o Trio Recordação e a Banda Municipal de Ibirama. Haverá distribuição de chope da Choperia Handwerk. O encerramento será com uma benção ecumênica.

Artesanato: O público poderá conhecer a arte dos trabalhos confeccionados pelos 30 participantes da Associação dos Artesãos de Ibirama. Grande parte do material foi produzido especialmente para a Expoagro com inspiração em materiais e produtos ligados a agricultura e ao campo como conservas, doces, produtos coloniais, objetos criados com palha de milho, vasos de bambu e bandejas feitas com cachos de palmitos.

Clubes de Tiro de Ibirama: Participarão pela primeira vez da Expoagro. Quem passar pelo estande poderá conhecer um pouco mais sobre a história dos clubes de tiro Ribeirão das Pedras, Sellin e Rafael. O público também poderá praticar tiro ao alvo durante toda a festa. O cartão para o chamado tiro ao bicho custará R$ 3,50. Durante o evento também ocorrerá uma competição. Serão três baterias que selecionarão nove finalistas que receberão medalhas de condecoração. Os três primeiros colocados dividirão o prêmio de mil reais (R$ 500 para o primeiro, R$ 300 para o segundo e R$ 200 para o terceiro colocado).

Escolha da realeza da Expoagro 2014: O concurso será no sábado (13/7) às 20h. A escolha será diferente nessa edição. Serão apenas cinco candidatas representando cada entidade que compõe e ajuda na realização da festa: Comunidade Taquaras, Artesãos, Bovinocultores, Ovinocultores, Apicultores e Piscicultores. A rainha e princesas escolhidas representarão a Expoagro por um ano, até o último dia do evento em 2014. As mudanças dão oportunidade para uma melhor preparação das meninas que divulgarão a festa e Ibirama em todo o Estado.

Tomadores de chope em balde: A competição foi criada na edição passada. As inscrições poderão ser feitas na hora. Homens e mulheres com mais de 18 anos poderão participar da prova que tem eliminatórias na sexta e sábado e final no domingo.

Programação 4ª Expoagro

15h30min – Terceira eliminatória das competições tradicionais

16h – Tarde dançante com Zwei Lustige Musikanten

17h – Entrega dos troféus para os expositores e liberação dos animais