Foto: Waldemar Bortolocci

A Secretaria da Agricultura e da Pesca entregou, esta semana, retroescavadeiras para prefeituras e entidades agrícolas de Itapema, Ituporanga, Águas de Chapecó e Alto Bela Vista. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) e somam um investimento de R$ 620 mil de recursos próprios do Governo do Estado. As retroescavadeiras irão auxiliar na manutenção de estradas vicinais e na segurança hídrica, por meio da abertura de poços artesianos.

Na tarde desta quarta-feira, 3, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, realizou a entrega do equipamento para a Prefeitura de Itapema. Às 11h desta quinta-feira, 4, a União das Associações dos Agricultores de Ituporanga (Uniagri) foi beneficiada com a retroescavadeira. As entregas contaram com a presença de autoridades e agricultores dos municípios.

Sexta-feira, 5, às 10h, Rodrigues estará em Águas de Chapecó para cessão de retroescavadeira para Prefeitura.  Domingo, 7, às 11h, a Prefeitura de Alto Bela Vista também receberá o equipamento. Segundo o secretário João Rodrigues a entrega das retroescavadeiras integra o conjunto de ações planejadas pelo governo estadual para auxiliar os municípios catarinenses na melhoria da sua agricultura e combater os efeitos da estiagem.

Rodrigues explica que o Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR) é um instrumento de política agrícola estadual que visa prestar atendimento à agricultura através de ações e programas que possam beneficiar as famílias rurais catarinenses. “Essa é uma forma eficiente de ajudar os agricultores familiares de Santa Catarina, fornecendo melhores condições para desenvolverem suas atividades e gerarem renda de forma sustentável”, ressalta Rodrigues.

Os equipamentos agrícolas são entregues às prefeituras e associação por meio de termo de cessão de uso, renovável. O secretário antecipa que novos equipamentos estão sendo adquiridos pela Secretaria da Agricultura e da Pesca em ações que estão sendo desenvolvidas junto aos ministérios da Agricultura e o da Pesca e em parcerias que estão sendo realizadas com deputados federais catarinenses. Esses novos equipamentos serão entregues durante o segundo semestre deste ano.

Outras entregas estão previstas para a Cooperativa dos Usuários de Campos Públicos de Tubarão; Prefeitura de Ermo; Prefeitura de Garuva; Prefeitura de Guaraciaba; Prefeitura de Guaramirim e Prefeitura de Romelândia.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca