Foto: ADR de Blumenau

No dia 02 de julho de 2013 foi realizada captura de morcegos no município de Presidente Nereu.  A atividade ocorreu em abrigo natural, composto por uma caverna que refugia colônias de morcegos hematófagos das espécies Desmodus rotundus e Diphylla eucadata.

A atividade foi executada pelos funcionários da CIDASC, Ari Schlagenhaufer, Josué Petroski e Luiz Alfredo Alves e foi acompanhada pelo agricultor Sérgio Ferreira,  pelo secretário municipal de Agricultura de Presidente Nereu, José de Souza  e o Vereador Aurino Mainchain.

O trabalho resultou na captura de 27 morcegos da espécie Desmodus rotundus e 8 morcegos da espécie Diphylla eucadata.

A atividade de captura de morcegos faz parte do Programa Nacional de Controle de Raiva dos Hebívoros e é delegada à CIDASC pelo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e regulamentada pela Instrução normativa do IBAMA nº 141 de 19 de dezembro de 2006 que prevê a aplicação de pasta vampiricida nos morcegos da espécie Desmodus rotundus, para efetivo controle populacional nesta espécie.

Fonte: ADR de Blumenau – Ari Schlagenhaufer