Foto: Marília Massochin

O Instituto Federal Catarinense (IFC) realizou, na última segunda-feira (01/07), a cerimônia de posse dos novos representantes do Conselho Superior (Consuper) para o biênio 2013/2014, no auditório do câmpus Camboriú. De acordo com o artigo 8º, do Estatuto do Instituto, o Consuper, de caráter consultivo e deliberativo, é o órgão máximo do IFC.

Já na segunda eleição do Consuper, o reitor, Francisco José Montório Sobral, destacou a importância dos membros do Conselho para a instituição. “Temos vários desafios pela frente e, um dos principais, é a oferta de ensino de qualidade. E a qualidade não se dá somente pela infraestrutura de auditórios, salas de aula e multimídia, mas também pela qualidade do corpo humano”, ressaltou o reitor durante a cerimônia.

A posse

Durante a cerimônia, um membro de cada classe representativa falou sobre a oportunidade de fazer parte do Consuper. 

Discentes

“É um privilégio enorme representar os discentes em um conselho dinâmico e democrático como este. É uma responsabilidade muito grande pela quantidade de envolvidos através da nossa representação discente”, declarou Gabriela Mariane dos Santos Carmo.

Confira os representantes:

Bruno Panucci de Souza

Bruno Petter

Fabiano de Lima Matter

Gabriela Mariane dos Santos Carmo

Egressos

“As pessoas que estão aqui é porque pensam no futuro do Instituto. Em nome dos egressos estou aqui para ver o IFC crescer cada vez mais”, declarou Renato Dalla Costa.

Confira os representantes:

Analine Damiani Daros

Renato Dalla Costa

Representante do Ministério da Educação e diretores-gerais

O reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Irineu Mário Colombo, destacou a satisfação de ter sido indicado pelo Ministério da Educação para compor o Consuper. “Estou aqui para somar esforços e tenho também a tarefa de defender a reestruturação proposta pelo Ministério da Educação. O Consuper tem uma tarefa muito importante de analisar os indicadores e fazer o melhor pela educação”, disse o reitor.

Representante do Ministério da Educação: Irineu Mário Colombo, reitor do IFPR

Diretores-gerais:

Carlos Antônio Krause

Eduardo Butzen

Fernando José Taques

Jolcemar Ferro

Jonas Cunha Espíndola

Docentes

“Estou emocionado e motivado para fazer parte do Consuper, o órgão máximo do IFC. A responsabilidade que nos é dada nessa posse é imensa. Devemos pensar grande e não olhar somente para as decisões locais”, afirmou Cleder Alexandre Somensi. O representante docente destacou a importância de reestruturar o IFC com receitas que já deram certo e também continuar inovando, verticalizando. “Façamos o IFC que queremos, mas que seja de qualidade”, finalizou o membro.

Confira os representantes:

Adriana Maria Corrêa Riedi

Anderson Sartori

André Ricardo Oliveira

Cleder Alexandre Somensi

Fábio Alexandrini

Técnicos-administrativos (TAEs)

“A responsabilidade da educação é nossa, aqui poderemos dar os resultados que a sociedade espera”, disse Marta Inês Caldart de Mello, membro dos TAEs no Consuper. Sobre a eleição, Marta acredita que o voto é como uma procuração que passamos para alguém decidir assuntos importantes em nosso nome. “Seremos os representantes de todos os técnicos, não importa de qual câmpus forem”, finalizou.

Confira os representantes:

André Munzlinger

Julio Ramos Junior

Marta Inês Caldart de Mello

Tiago Heineck

Ulysses Tavares Carneiro

Sociedade Civil

“Este segundo mandato entra em um momento bastante importante para o país. A nossa sociedade clama por emprego, melhorias na educação, saúde. Buscaremos fiscalizar como estão sendo aplicados os recursos e faremos o melhor dentro do Consuper”, afirmou Rodrigo Martins Monzani.

Confira os representantes:

  • Entidade patronal: Aldo Kaestner, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul;
  • Entidade dos trabalhadores:

José Carlos Brancher, da Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina;

Rodrigo Martins Monzani, do Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina;

Silvio Walter, Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado de Santa Catarina

  • Do setor público e/ou empresas estatais:

Valmor Fiametti, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina;

Paulo Armando Victória de Oliveira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Felipe do Nascimento Vieira, da Universidade Federal de Santa Catarina

No encerramento da cerimônia, o reitor do IFC, Francisco Sobral, afirmou estar tranquilo após ouvir todas as declarações dos membros do Consuper. “Cada conselheiro entenderá como o Consuper é responsável pelo nosso Instituto”, finalizou o reitor.