Foto: ASCOM/CIDASC

Aconteceu na manhã deste quarta-feira, dia 03 de julho, às 09:30 horas no auditório da Sede da CIDASC, em Florianópolis, apresentação da empresa NEOPROSPECTA a convite da Central. Empresa de biotecnologia que utiliza sequenciamento genômico em larga escala e bioinformática como suas principais tecnologias, com o objetivo de encontrar novos genes, enzimas e outras proteínas a partir da biodiversidade.

A empresa também possui serviços especializados de diagnóstico e biomonitoramento ambiental em larga escala através de tecnologia proprietária na área de metagenômica e bioinformática e presta serviços de Rastreamento Suíno, Detecção de patógenos em alimentos, Detecção de patógenos em amostras de solo, além de trabalhos em Diagnóstico Hospitalar e Monitoramento de Sistema de Tratamento de Água e Esgoto.

Foram apresentadas propostas de atividades complementares a serem realizadas futuramente na CIDASC, iniciadas com apresentação e agradecimentos do Presidente da CIDASC, Enori Barbieri. Estiveram presentes Roni Barbosa, Dr. João Manoel Bazeti Marques, Marcos Vinícius de Oliveira Neves, Dr. Sérgio Borges Silva e funcionários da Central.

A empresa

A Neoprospecta é uma startup de biotecnologia, que possui como base tecnológica a genômica e a bioinformática. A empresa foi fundada em 2010 e tem como um de seus principais objetivos acessar, analisar e organizar informações genéticas derivadas da biodiversidade. Tal processo visa a utilização  dessas informações no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para diferentes segmentos das áreas de biotecnologia, bioenergia, farmacêutico, saúde, entre outros.

Com seus projetos inovadores, foi agraciada com os prêmios Santander de Empreendedorismo 2010 e Ibero-Americano de Empreendedorismo e Inovação 2011. Também foi uma das empresas selecionadas para participar do processo de coaching e apresentação no projeto Seed Forum 2012 da Finep.

Dentro do escopo de suas competências tecnológicas, atualmente a Neoprospecta possui dois principais segmentos de atuação:

i) Bioprospecção: A Neoprospecta está desenvolvendo uma plataforma de identificação e comercialização de biomoléculas provenientes da biodiversidade brasileira. Esse produto/serviço visa criar um marketplace de moléculas que tenham potencial de utilização nos setores farmacêutico, biotecnológico, de biocombustíveis, alimentos, químico e petroquímico, entre outros, contemplando tanto etapas de prospecção e desenvolvimento de enzimas, quanto a venda e/ou licenciamento da propriedade intelectual. Nesta plataforma são contemplados desde aspectos técnicos de biologia molecular e bioinformática, como todas as questões jurídicas e econômicas vinculadas ao acesso e comercialização destas informações genéticas provenientes da biodiversidade brasileira. Este produto/serviço encontra-se em etapa de desenvolvimento.

ii) Diagnóstico e Monitoramento microbiológico: Utilizando o domínio tecnológico da Neoprospecta na área de bioinformática e genômica, a empresa desenvolveu um serviço de diagnóstico e monitoramento microbiológico em larga escala. Através do sequenciamento do DNA, esta tecnologia permite traçar o perfil de todos os micro-organimos em uma determinada amostra.

A Neoprospecta está localizada no Sapiens Parque em Florianópolis-SC, onde possui laboratório de biologia molecular e de bioinformática. Atualmente a empresa conta com uma equipe de 10 pessoas, sendo cinco com formação em genética, biologia molecular, física e bioinformática; um economista; um advogado e dois programadores. Deste total, 30% possuem formação em nível de doutorado e o restante mestrado ou especialização. A Neoprospecta possui parcerias estratégicas com empresas, ICTs e universidades, permitindo o acesso a infraestrutura e ao estado da arte em tecnologias das ciências da vida e áreas afins, aumentando sua capacidade em promover pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Fonte: ASCOM/CIDASC