O Programa Carne Angus Certificada acaba de selar sua entrada no Estado de Santa Catarina. Em acordo assinado durante a 19ª Feicorte, em São Paulo (SP), a Associação Brasileira de Angus e o Frigorífico Verdi (Pouso Redondo, SC), acertaram a parceria, que oferecerá aos produtores de Angus catarinenses bonificações até 10% acima do valor pago por carcaça no mercado.
Completando 10 anos de atividades em 2013, o Programa Carne Angus Certificada apresenta crescimento impressionante no volume de animais abatidos por ano. Em 2003, ano de estreia, contabilizavam-se pouco mais de 20 mil animais certificados. Já no ano passado, foram abatidas mais de 230 mil cabeças. De acordo com o gerente do Programa, Fábio Medeiros, a nova parceria deve agregar a este volume de abates cerca de 400 cabeças por mês.
Para o presidente da Associação Brasileira de Angus, Paulo de Castro Marques, a entrada do Programa em Santa Catarina é um importante marco, pois permitirá o atendimento ao crescente número de produtores da raça no Estado e, ao mesmo tempo, à grande demanda pela carne de qualidade na região. “Em Santa Catarina existem restrições quanto à entrada de animais de outros Estados devido às barreiras sanitárias. Sendo assim, a partir de agora conseguiremos dar todo o suporte almejado há tempos pelos pecuaristas catarinenses”, explica Marques.
Representante dos produtores de Angus em Santa Catarina, o presidente do núcleo de criadores catarinenses da raça, Nelson Antônio Serpa, que também é secretário de Estado da Casa Civil, garante que o ganho para os pecuaristas e para a raça será grande com a parceria. “Este é um trato que vem sendo trabalhado há tempos junto à Angus Brasil e ao Frigorífico Verdi. Trata-se de uma conquista, que trará crescimento para o setor produtivo de carne em Santa Catarina. Além disso, como Santa Catarina é o único Estado brasileiro livre de aftosa sem vacinação, abrimos para a raça um importante caminho para exportação de carne”, ressalta Serpa.
Com a novidade, o Programa Carne Angus Certificada conta agora com sete frigoríficos parceiros – Marfrig, VPJ, Frigorífico Silva, Cooperaliança, Cotripal, Frigol e Verdi – com 18 plantas, divididas em sete dos principais estados pecuaristas do Brasil (RS, PR, SC, SP, MS, GO e MT).
A chegada do maior programa de certificação de carne do País ao Estado oferecerá ainda a evolução no relacionamento entre os produtores e a indústria frigorífica, aposta Ariel Verdi, presidente do Frigorífico Verdi. “Há de ser ressaltado que com o abate certificado pela Angus serão oferecidos prêmios bem acima do mercado, que com certeza impulsionarão a produção de gado no Estado”, informa Verdi.
Reynaldo Titoff Salvador, diretor do Programa, reforça a imagem do Angus como uma raça cada vez mais nacional. Para ele, a atuação do Programa Carne Angus Certificada tem participação essencial na expansão da raça pelo País. “Estamos, a cada parceria firmada, deixando de lado a pecha de sermos uma raça forte apenas no Rio Grande do Sul, berço do Angus no Brasil. Temos grande atuação em regiões antes impensadas, como o Sudeste e o Brasil Central. Estamos cada vez mais adaptados e prontos para crescer”, enfatiza Salvador.
Todo o processo industrial, desde o abate e tipificação das carcaças até a embalagem final do produto é acompanhado permanentemente pelos técnicos do Programa Carne Angus Certificada e auditado pela Certificadora Ausmeat, que confere reconhecimento e credibilidade internacional com a outorga do selo de Certificação Ausqual. Para mais informações sobre o Programa, acesse www.carneangus.org.br.
Fonte: Portal Agro Olhar