Imagem Ilustrativa

O Seminário “Nossos Alimentos: do Campo à Mesa”, que acontece nesta segunda-feira, 24 de junho, a partir das 8h, na sede da Epagri em Florianópolis, pretende atualizar informações sobre a produção, comercialização e abastecimento de alimentos, destacando novidades do setor, com ênfase na qualidade e resgate da tradição.

O evento foi organizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Florianópolis (AEGRO), pelo Comitê de Defesa do Consumidor Organizado (Deconor) e Associação Biodinâmica do Sul (ABDSUL), com apoio do CREA/SC e Epagri.

O evento inicia com a apresentação pelo Ministério Público de SC do Projeto de Análise de Agrotóxicos nos Alimentos, que objetiva levantar a situação da contaminação em diversas regiões do Estado. Em seguida, a CIDASC vai apresentar a pesquisa feita nos alimentos orgânicos, também verificando a possível ocorrência de contaminação.

Outro assunto de destaque é a recente implantação em SC, de modo pioneiro no Brasil, do sistema de rastreabilidade em alimentos comercializados nas redes estaduais de supermercados. O sistema permite ao consumidor verificar, pelo celular, a origem do produto, além de obter informações do produtor, do local de produção e prazo de validade, entre outras, inclusive visualizando na telinha do aparelho fotos e dados .

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/SC) e a delegacia estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vão mostrar as estratégias governamentais para a compra e armazenagem de alimentos diretamente dos agricultores familiares, com ênfase no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Comissão Estadual da Produção Orgânica (CEPOrg), vai falar sobre a legislação dos alimentos, destacando a nova Lei dos Orgânicos.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis apresentará o projeto de alimentação escolar baseado na compra de alimentos locais e regionais e a Epagri vai mostrar o Projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável, que visa valorizar a cultura e a culinária dos pequenos agricultores e pescadores. Abordando a qualidade, o representante da UFSC vai falar sobre itens de segurança, passando pelos aspectos do consumo do alimento fresco e os diversos hábitos alimentares e a necessidade do processamento de alimentos. O evento finalizará com a palestra de representante do Slow food, movimento que iniciou na Itália e hoje está presente em diversos países e que objetiva resgatar os alimentos mais tradicionais dos países e regiões.

Seminário “Nossos Alimentos: do Campo à Mesa”
Data: 24 de junho de 2013
Horário: Das 8 às 18h30
Local: Auditório da Epagri, situado à Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi – Florianópolis (SC)