Foto: Carol Debiasi

Alunos do Colégio Agrícola La Salle de Xanxerê receberam na manhã desta sexta-feira, 14, um distribuidor de calcário, um carretão hidráulico e uma ensiladeira. Os equipamentos foram cedidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e adquiridos com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) em um investimento de aproximadamente R$ 50 mil. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, acompanhando do prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, participou da entrega dos equipamentos que serão utilizados nas atividades do curso de técnico agrícola.

A entrega de equipamentos foi fruto de uma parceria entre Governo do Estado, prefeitura e colégio em prol dos 260 alunos que utilizarão as máquinas. Na ocasião, o secretário João Rodrigues disse que, ainda este ano, pretende ceder ao La Salle também um trator para reforçar o trabalho que já vem sendo feito. “O irmão Aníbal Thiele, diretor do Colégio Agrícola, solicitou um trator de pneus, com capacidade de 60 CV e durante o ano pretendemos liberar esse equipamento para auxiliar na formação dos alunos”, afirmou.

Por fim, Rodrigues falou sobre o papel do conhecimento e da profissionalização na agricultura catarinense. “Desejo que esses alunos aproveitem ao máximo os equipamentos e a oportunidade de estudar em um colégio reconhecido por sua qualidade, porque a agricultura é um mercado promissor que exige profissionalismo e dedicação”, ressaltou.

Em seu discurso, o prefeito Ademir Gasparini destacou o trabalho realizado pela direção da escola e por todo quadro de professores e funcionários e garantiu que fará o possível para que o acesso ao colégio seja asfaltado, atendendo a uma solicitação da direção do La Salle.

O Colégio Agrícola La Salle, em 36 anos de existência, já formou 1.500 técnicos e atualmente conta com 260 alunos provenientes de 67 municípios de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Fonte: Ney Bueno – Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca