Foto: Osmar Volpato

Técnicos do  serviço estadual de  fiscalização vegetal da administração regional da CIDASC de São  José fizeram uma grande apreensão  de mudas  de plantas clandestinas sendo comercializadas na região  de forma irregular e irresponsável .

A apreensão foi realizada no ultimo dia 5 de junho pelo fiscal Romulo Tadeu Santos Bitencourt que durante uma ação de rotina abordou um veiculo estacionado à beira de uma rodovia, cujo condutor realizava a comercialização de  mudas de diversas espécies como citros, jabuticabeiras, palmeiras, coqueiros, pereiras,  coqueiros, etc,  sem a devida comprovação da origem e procedência do material, condição esta obrigatória para a prática comercial.

O vendedor das  227 mudas  apreendidas não portava,  no momento da abordagem,  a nota fiscal, o Termo de Conformidade das mudas, a permissão de transito vegetal  e o alvará de autorização da prefeitura para o comercio ambulante de produtos, documentos  estes obrigatórios e exigidos pela fiscalização vegetal.

Após a apreensão o fiscal estadual agropecuário Matheus Fraga lavrou o auto de infração e o termos de destruição das mudas apreendidas.  Além da apreensão das mudas o detentor do produto foi autuado e responderá  processo administrativo e penal  em razão da pratica de comercio ilegal de produtos regulamentados.

A CIDASC alerta a população que a venda ambulante de mudas frutíferas e plantas  ornamentais são  irregulares e será reprimida pela fiscalização sempre que for identificada esta pratica  comercial.   A  legislação sobre o transito de produtos vegetais e  sobre o comércio de sementes e mudas do  estado de Santa Catarina, estabelece que todo material de propagação vegetal quando for encontrado em comércio ambulante, deve ter destruição sumária, com objetivo de eliminar riscos de introdução e disseminação de pragas que  possam causar danos econômicos a atividade agrícola e comercial do estado .

Os fiscais alertam a população para que adquiram  mudas em estabelecimentos credenciados, que apresentam registros junto aos órgão competentes de forma que  assegurem a procedência  e a sanidade do material comercializado.  Desta forma,  estarão todos os usuários  contribuindo para evitar a introdução e a disseminação  de pragas e doenças que possam comprometer o desenvolvimento da planta bem como  comprometer o potencial produtivo da espécie.

Fonte: Engº Agroº Osmar Volpato