Foto: ADR de Chapecó

No dia 10 de abril foi realizada palestra educativa para os produtores de leite do Laticínio Mocelini no salão comunitário do Grêmio da Serraria – Caxambu do Sul, sendo promovida pelos veterinários da CIDASC e Icasa, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Saúde, sendo o tema principal as doenças de Brucelose e Tuberculose.

A palestra foi ministrada pelo Médico Veterinário Marcelo Simon Caúreo – responsável pela parte de Brucelose e Tuberculose na ADR de Chapecó. Foram apresentadas as ocorrências das doenças na região, bem como as formas de se prevenir e adquirir. A Enfermeira do município apresentou dados importantes e também os tratamentos oferecidos no município nos casos de ocorrências das doenças.

Os produtores presentes agora estão atentos aos casos de tuberculose e brucelose bovinas que seguidamente surgem na região. Estas doenças são zoonoses, transmitidas entre os animais e também para seres humanos, sendo uma das metas para este ano a erradicação de casos destas duas doenças no território catarinense.

Foi atingido um ótimo público e ao final da palestra foram entregues para cada participante panfletos sobre o tema discutido, com métodos de tratamento e auxílio no caso de infecções.

Fonte: Defesa Sanitária Animal de Chapecó