Realizada no dia 17 de maio na Câmara dos Vereadores do Município de São João do Itaperiú, palestra sobre brucelose alertou aos produtores sobre essa zoonose e a grande importância da realização dos exames para garantia da qualidade do leite na mesa do consumidor.
A brucelose humana é considerada uma doença profissional pelos órgãos da Saúde Pública e das zoonoses animais, a de transmissão mais fácil, causando aborto e queda na produção de leite. A doença ataca tanto os machos como as fêmeas sendo mais comum entre bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos, cães e até mesmo no homem.
O médico veterinário Raphael Verdum Nunes, palestrante da reunião, informou as recomendações da CIDASC e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sendo necessário adquirir apenas animais com GTA e que tenham exame negativo para brucelose ou de rebanhos livres da doença.
Aos presentes, entre representantes e agentes da Secretaria da Saúde, médicas, enfermeiras e veterinárias da CIDASC e Prefeitura, foram distribuídas cartilhas realizadas pela CIDASC em compromisso a prever e tratar a brucelose de forma adequada. Atentando para maneiras preventiva de higiene além dos procedimentos em caso de infecção. Exames periódicos devem ser feitos para conhecer a situação de saúde dos animais do rebanho, informa a cartilha.
Fonte: Raphael Verdum Nunes