Uma ação de controle de trânsito conjunta entre Vigilância Sanitária de Jaguaruna, CIDASC e Policia Rodoviária Estadual, na sexta-feira (17), culminou com uma barreira na SC Claudino Abel Botega, estrada que liga Jaguaruna ao Balneário Camacho. Na oportunidade, ocorreu a apreensão de aproximadamente 500 kg de carne bovina, suína e derivados que estava sendo transportada em um veículo da cidade de Pedras Grandes.
Segundo os técnicos da CIDASC e Vigilância Sanitária, os produtos eram de procedência duvidosa e não possuíam o selo do Serviço de Inspeção Federal e Serviço de Inspeção Animal. Além disso, o produto estava sendo transportado irregularmente na carroceria de uma caminhonete, em caixas de isopor sem resfriamento. O proprietário do produto foi autuado em flagrante por trânsito irregular e comercialização de produtos sem origem comprovada. Os produtos foram apreendidos e destruídos.
A CIDASC e a Vigilância Sanitária alertam a população de Jaguaruna e região para que não comprem estes produtos sem procedência, evitando assim doenças futuras. Para isso, já existem em Jaguaruna e região, frigoríficos que poderão ser utilizados para abater os animais, dando maior segurança e qualidade ao produto.
O médico veterinário da CIDASC Agnaldo Serafim, que atua na comarca de Jaguaruna, alerta a população para que evite consumir estes produtos que são oferecidos de porta em porta por ser um agravo a saúde pública e enfatiza que a CIDASC estará cada vez mais intensificando estas ações juntamente com entidades afins, como vigilância sanitária, policia rodoviária estadual, entre outras, com o objetivo de assegurar uma saúde de qualidade a população.
Agnaldo também salienta que é de fundamental importância a participação da população, fazendo denúncias de pessoas que realizam este tipo de venda, pois só com a ajuda da população, é que e que poderá inibir a venda destes produtos de origem duvidosa.
Fonte: CIDASC