A última semana foi motivo de orgulho aos militantes do Sistema Cooperativista, praticantes do cooperativismo em nosso estado. Mais dois importantes exemplos que deveriam ser seguidos por líderes e dirigentes de todas as cooperativas do país, foram concretizados em Santa Catarina. O primeiro aconteceu na segunda-feira em Concórdia, quando duas importantes cooperativas agropecuárias consumaram a união através da incorporação.

A Assembléia Geral conjunta dos associados da Coperio de Joaçaba e da Copérdia de Concórdia aprovou definitivamente a união, passando a existir uma única cooperativa, que poderá prestar relevantes serviços aos agricultores das regiões do Alto Uruguai Catarinense, Meio Oeste e parte do Planalto Norte Catarinense.

Na principal área de abrangência da nova cooperativa, as atividades rurais, a estrutura fundiária e a cultura do seu povo são semelhantes e isso deve facilitar as operações dos associados com a cooperativa. Depois de quase dois anos de estudos, tratativas, conscientização de dirigentes, funcionários e associados, a incorporação aconteceu. Agora com quase 17 mil associados, estimativa de faturamento de mais de R$ 800 milhões anuais, uma invejável rede de atendimento com silos, lojas agropecuárias e supermercados, certamente a Copérdia ficará mais forte, competitiva, atuante no mercado, arrebanhando benefícios na redução de custos e ampliação de renda a ser transferida ao quadro social.

A partir de agora há necessidade de cuidados com o seu gerenciamento, pois os volumes que se apresentam exigem que seja bem estruturado e sua equipe, treinada para poder acompanhar o gigantismo dos negócios e riscos que a atividade proporciona, nunca esquecendo o associado e se desvinculando do capitalismo selvagem que persegue os gestores de negócios econômico.
De outra parte, ainda em Concórdia, nesse final de semana foi inaugurada uma novidade que sem dúvida não existe em nenhuma parte do país.

A Cooperativa Educacional Magna, controladora do Colégio CEM, ampliou a sua base educativa para os alunos com estímulo a cidadania e ao cooperativismo. Foi inaugurada uma mini sede da Ocesc, dentro da Mini cidade Cooperativista idealizada pelo Colégio. Muito interessante à iniciativa que mostra aos alunos o que é viver em comunidade, despertando a prática da cooperação mútua, a integração e a inter cooperação. Na mini cidade já existia instalações físicas para os alunos viverem na prática, a cooperativa de produção, de crédito, estação de pesquisa, centro cultural, prefeitura, câmara de vereadores etc. e agora passa a contar também, com a sede da Ocesc, Organização Estadual, responsável pela difusão e incentivo do cooperativismo.

São iniciativas como estas, que merecem ser valorizadas e destacadas até na mídia nacional, pois o seu ineditismo pode estimular que outras regiões do estado e do país também sigam essa ideia que contribui significativamente para a difusão da doutrina cooperativista desde a infância. Estão de parabéns a Copérdia, a Coperio e a Cooperativa Magna, pois conseguiram valorizar o sistema e mostrar que quando se quer é possível fazer acontecer.

Fonte: Ivan Ramos