Aproximadamente 785 produtores de maçã de 15 municípios catarinenses já foram beneficiados com o Programa de Subvenção ao Seguro Agrícola da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Com um orçamento de R$ 4,1 milhões para a safra 2013/2014, o Programa investiu, até o momento, R$ 1.728.375,17 na subvenção de até 50% da parcela do prêmio que cabe ao produtor, já descontada a subvenção concedida pelo Governo Federal.

Os produtores de maçã que já receberam a subvenção são dos municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici, Cocal do Sul, Bom Jardim da Serra, Pinheiro Preto, Fraiburgo, Lages, São José do Cerrito, Caçador, Papanduva, Capão Alto, Rio Rufino, Painel e Videira. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, explica que a maioria dos produtores de maçã adere ao seguro rural do Governo Federal, em que os agricultores têm subvenção de 60% do valor total do prêmio. Dos restantes 40% do valor total do prêmio, o Governo do Estado beneficia o produtor com a subvenção de 50%, limitado a 4,5 hectares por produtor. O agricultor paga apenas 20% do total.

O secretário destacou ainda que o Governo do Estado está disposto a incentivar o desenvolvimento da Serra Catarinense, apoiando os projetos e atividades que são bases da economia da região. “A produção de maçã é uma atividade importante para 2,5 mil produtores catarinenses que tornam o Estado o maior produtor nacional da fruta. Por isso o Governo do Estado não mede esforços para atender as demandas do setor da maçã em Santa Catarina”, ressalta.

Criado em 2011 pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, o Programa de Subvenção ao Seguro Agrícola tem por objetivo minimizar o custo que o produtor tem para realizar seguro de suas lavouras.  Além da maçã, as culturas de arroz, cebola, feijão, milho, soja, trigo, uva e frutas de caroço (ameixa, nectarina e pêssego) também são atendidas pelo Programa.

 Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca