Buscando avaliar as ações que são desenvolvidas pela CIDASC e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, frente ao controle de doenças de suínos consideradas relevantes à saúde animal e/ou à saúde pública, esteve em Santa Catarina, na última semana do mês de abril, uma missão técnica do governo da Coréia do Sul.

Durante o período que a Missão permaneceu no Estado, os técnicos coreanos tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade Veterinária Local de Seara, granjas produtoras de suínos da região Oeste e os postos fixos (barreiras sanitárias) de fiscalização da CIDASC, localizados nos municípios de Palmitos e Mondai.

Na ocasião da visita, a missão coreana também pode conhecer o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), localizado no município de Dionísio Cerqueira, além de dois estabelecimentos que abatem e/ou processam produtos de origem animal, localizados nos municípios de Herval D’Oeste e Blumenau.

O Estado de Santa Catarina é considerado uma área livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007, sendo o único que, atualmente, possui condições sanitárias de exportar carne suína para a Coréia. Considerando a visita e todos os esclarecimentos que foram prestados aos técnicos que integraram a comitiva sobre o sistema de produção de suínos e sobre o sistema de defesa sanitária do Estado, espera-se que a carne suína catarinense possa ser, muito em breve, exportada para o mercado coreano.

Fonte: Gedsa – Gerência de Defesa Sanitária Animal