Foto: Diego Gustavo Kirch

O debate de “Brucelose e Tuberculose” foi a diretriz para o evento Microrregional que aconteceu dia 12 de abril, no Centro de Idosos de Sul Brasil – SC.

O evento reuniu 230 participantes, entre profissionais ligados à área, produtores de leite do município sede e Região. Sul Brasil tem hoje rebanho de 13 mil cabeças (com 4500 que produzem leite) distribuídas em 450 propriedades, sendo que destas 350 são produtoras de leite e a atividade rende mais de 64% da arrecadação municipal.

Na programação do dia teve palestra com Everton Poletto, médico veterinário da Epagri – Regional de Chapecó, que abordou o tema “Brucelose e Tuberculose Bovina”. Depois Marcelo Simon Caureo, médico veterinário da Cidasc -Regional de Chapecó, falou sobre “Legislação e o Programa de Erradicação e Prevenção dessas Doenças”. O Dr. Paulo Coelho Vieira, médico responsável pela Unidade de Saúde de Sul Brasil, abordou o tema “Brucelose e Tuberculose em Humanos”.

Ao meio dia foi serviço almoço no Salão Comunitário de Sul Brasil. E pela parte da tarde o secretário da agricultura do município, Edimar Bicigo, explanou o “Programa de Incentivo ao Controle de Brucelose e Tuberculose”. O prefeito Éder Marmit também se manifestou e anunciou que o município estará abrindo um laboratório para os exames de Brucelose e Tuberculose com custo de R$10 por exame.

Ainda pela parte da tarde foi aberto espaço para representantes das empresas conversarem com os produtores e destacarem a projeção do mercado. Selvino Giesel falou pela Aurora, Fernando Rorh pela Cooperativa Regional Itaipu e Sérgio Triches pela Tirol.

O agricultor Volmir Riso de Linha Nova falou sobre o seminário. “Achei o evento de uma importância extraordinária, pelo que a gente percebe o problema existe, e as pessoas tinham muita dúvida e ao mesmo tempo medo. E com o esclarecimento de hoje a gente percebeu que não é tão difícil de resolver o problema”, afirmou o participante.

O evento teve organização da Epagri, CIDASC e Administração Municipal de Sul Brasil por meio da Secretaria da Agricultura. O II Seminário Microrregional de Leite teve apoio da Tirol, Cooperitaipu, Aurora, Cordilat, Confepar e Laticínios Horizonte.

Fonte: Marcelo Simon Caureo –  ADR de Chapecó