Foto: ADR de Caçador

Foi realizado na última quinta-feira, dia 25/04, a 3a edição do Seminário Regional Florestal, em Curitibanos. O evento ocorreu no auditório da Universidade do Contestado, campus de Curitibanos e foi promovido pelo Sindicato da Industria Florestal de Curitibanos, Epagri e Primon Mudas Florestais, com patrocínio e apoio de instituições públicas e empresas da região ligadas ao setor produtivo da madeira.

O encontro que reuniu cerca de 80 pessoas, entre autoridades regionais, estudantes universitários, pessoal da área técnica e empresários do setor florestal e madeireiro, teve como objetivos a transmissão de informações, promover a interação entre os presentes e palestrantes, além de subsidiar a reflexão na busca de soluções para questões que preocupam o setor.

O Engenheiro Agrônomo Sergio Omar de Oliveira, da CIDASC ADR de Caçador, ministrou palestra sobre a Certificação Fitossanitária, abordando os seus aspectos legais e procedimentos para a emissão de Certificado Fitossanitário de Origem – CFO, Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC e Permissão de Trânsito de Vegetais – PTV.

O assunto despertou interesse nos participantes, visto que muitos dos presentes estão diretamente envolvidos no processo de certificação fitossanitária e, desta forma, puderam agregar conhecimentos e obter esclarecimentos quanto à sua operacionalização, base legal, consequências nas operações comerciais interestaduais e internacionais, assim como os reflexos no patrimônio agrícola e economia do estado. Foram esclarecidas questões conceituais sobre a legislação fitossanitária e discutidos assuntos referentes ao futuro do processo, como a modernização do sistema de certificação, através da informatização.

Também foram ministradas palestras sobre as opções de novos investimentos em florestas de Pinus; os desafios e as dificuldades do empregador rural, relacionado às questões trabalhistas e cíveis; e, finalizando o evento, uma palestra do Deputado Federal Valdir Colatto abordando o novo Código Florestal Brasileiro.

Fonte: Fernando José Félix – CIDASC ADR de Caçador

Foto: ADR de Caçador