Foto: Rádio Rural

O Centro Estadual de Pesquisa e Diagnóstico em Alimentos (CEPDA), Parceria com a Universidade do Contestado/ CIDASC passou por reestruturação administrativa e operacional, entre as ações desenvolvidas, adequação do laboratório para a realização da analise de uréia, investimento em sistema de informação, aquisição de novos equipamentos e reestruturação do quadro de pessoal, além de contratação de empresa especializada em consultoria para acreditação junto ao Inmetro. A acreditação é uma exigência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e certifica a competência, imparcialidade, confiabilidade do serviço prestado pelos laboratórios.

O CEPDA participa de projetos como do Aquífero Guarani em parceria com a Fapesc, sob a coordenação da UFSC. O valor do convênio é de R$ 154 mil para serem investidos neste ano, na ampliação da estrutura e da capacidade analítica do centro. Além do projeto para estabelecer parâmetros do composto lactose e leite crú refrigerado juntamente com o Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade Estadual de Santa Catarina. “Estamos em busca da satisfação do cliente, aumentando o escopo de análises, informatizando o acesso aos resultados laboratoriais, promovendo maior agilidade na liberação dos resultados e incentivando investimentos. Com a implementação destas melhorias obtivemos aumento de 50% da demanda e estamos buscando ampliar ainda mais, visto que os Laboratórios estão trabalhando com 20% de sua capacidade”, explica a coordenadora do CEPDA Patrícia Resende Diniz Caires.

O Centro de Pesquisa atende as demandas dos estabelecimentos vinculados ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Serviço de Inspeção Municipal (SIM), controles leiteiros oficiais, empresas diversas e pessoa física. Realiza também exames de Brucelose em Bovinos.

Fonte: Radio Rural