Momento da entrega do documento à promotora.
Foto: ADR de Criciúma

Na última terça feira, 16 de abril, a Administração Regional da CIDASC de Criciúma, através da Coordenação da Agricultura e seus fiscais agropecuários Daniel R. Moritz e Valcir J. Rampinelli, entregaram documento a Promotora de Justiça Ambiental de Içara Maria Cláudia Tremel de Faria, relatando os problemas causados pela deriva do agrotóxico gamit na última safra de fumo. O relatório com depoimentos dos agricultores, entidades e fotos, descreve uma trajetória desses problemas e relata a angustia de pessoas que não suportam mais a agressividade desse produto refletindo no mal estar de uma sociedade que busca um campo limpo. O documento sugere união de forças e que na luz da ciência acompanhada pela justiça, encontremos soluções a curto prazo afim de que essa sociedade em questão e outras, possam viver em harmonia desprovidas de agentes externos.

A promotoria agradeceu o trabalho da CIDASC e comprometeu-se buscar possíveis soluções já que o fato apresentado lhe causou indignação, garantindo envolver todos os responsáveis. “Não podemos aceitar que uma atividade produtora prejudique pessoas, vamos nos empenhar para não continuarmos aceitando pacificamente essas agressões”, disse Maria Cláudia.

O Ministério Público irá instaurar um procedimento administrativo, com objetivo de apurar as irregularidades apontadas, buscando responsabilizar os causadores de danos ambientais, assim como a recomposição do meio ambiente.

Fonte: ADR de Criciúma