Imagem ilustrativa

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Souza Cruz S.A. oficializam parceria que beneficia o Programa de Inclusão Digital Beija-Flor. A empresa se comprometeu, nesta terça-feira, 19, a doar 100 computadores que serão destinados aos telecentros de inclusão digital. O Beija-Flor tem hoje 169 telecentros instalados em 145 municípios beneficiando mais de 15 mil pessoas atendidas.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, a princípio os computadores atenderão os municípios de Santa Terezinha, Salete, Rio do Campo, Ituporanga e Pouso Redondo. “O Programa Beija-Flor fornece o acesso às tecnologias da informação e comunicação aos agricultores e pescadores o que os incentiva a permanecerem no campo. Os telecentros são equipados com computadores e acesso à internet e são instalados em locais públicos, como escolas, colônia de pescadores, bibliotecas públicas, associações de moradores, dentre outros”, explicou.

O secretário destaca ainda que os telecentros são espaços de integração comunitária, aprendizagem, crescimento pessoal e mobilização social. “Mais do que os recursos tecnológicos implantados nos telecentros, o Programa fomenta atividades pedagógicas, que permitem o exercício da cidadania. Os núcleos de inclusão digital dinamizam o acesso a informações e a conhecimentos capazes de ampliar os horizontes dos cidadãos”, afirmou Rodrigues.

O Programa Beija-Flor é uma das atividades contempladas pelo Programa SC Rural, convênio entre o Governo do Estado e o Banco Mundial. O objetivo é desenvolver, nos próximos seis anos, as atividades de empreendedorismo, cidadania e inclusão digital em comunidades rurais e pesqueiras. Segundo o gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica, Diego Ricardo Holler, a ênfase do Programa consiste no uso social e na apropriação das ferramentas tecnológicas a partir de um projeto de transformação social, que visa melhorar as condições de vida das pessoas.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca