Quatro animais foram recolhidos pela polícia e Cidasc em Florianópolis.
Operação vai intensificar fiscalização durante a quaresma na região.
Foto: Divulgação PM

Uma operação da Polícia Militar, em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e pelo menos outros 10 órgãos, apreendeu nesta quinta-feira (15), em Florianópolis, quatro animais suspeitos de participarem da farra do boi. O crime consiste na perseguição no animal por participantes da farra.

De acordo com o major Alessandro Marques, da Polícia Militar, os bois foram apreendidos por não estarem com a guia animal ou brinco de identificação, o que significa que o animal está com a inspeção irregular. Uma médica veterinária e técnicos da Cidasc acompanharam a operação, que ocorreu no bairro Rio Vermelho.

Ainda segundo o major, a ação é uma das medidas da fiscalização com o objetivo de inibir a prática da farra do boi. “A Agência Central de Inteligência fez um mapeamento a partir de informações e denúncias e identificamos locais e pessoas que podem estar ligadas à prática”, disse.

Na Quaresma, as ações foram intesificadas inclusive em municípios da região nos quais é comum o armazenamento de animais para serem utilizados na Farra. “Qualquer pessoa da comunidade que quiser fazer denúncia pode ligar pra o 190. Nós vamos até o local para apurar se o crime ocorre no local”, disse.

Conforme a PM, o proprietário do terreno onde estavam os animais vai responder a um processo administrativo instaurado pela Cidasc. A área também foi inderditada.

Fonte: G1 Santa Catarina