A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina é empresa vinculada da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e atua na área de defesa sanitária animal e vegetal. Em 2012, a Cidasc fez a fiscalização, inspeção, supervisão e auditoria em 100% dos estabelecimentos de abate e industrialização de produtos e derivados de origem animal credenciados e cadastrados no Serviço de Inspeção Estadual.
A Companhia inscreveu 400 unidades de produção dentro do sistema de certificação de produtos vegetais, de áreas da agricultura familiar. Realizou ainda 60 eventos com produtores, comerciantes e responsáveis técnicos para tratar da importância da Certificação Fitossanitária como fator relevante no processo de comercialização dos produtos agrícolas catarinenses. Além disso, capacitou 453 produtores em classificação de produtos de origem vegetal e concedeu 380 palestras em Santa Catarina com enfoque nos programas sanitários executados pela Cidasc.
Para manter sob controle as pragas que incidem sob os cultivos catarinense, a Cidasc fez o levantamento de 7 pragas que trazem impactos econômicos para Santa Catarina. Preocupada com a qualidade dos insumos agrícolas comercializados no estado, a Companhia fiscalizou agrotóxicos, sementes e mudas para garantir que os produtos, principalmente agrotóxicos, estão sendo armazenados, comercializados e utilizados respeitando as normas previstas em lei, minimizando os impactos na saúde da população e no meio ambiente decorrentes do uso inadequado dos mesmos.
Por meio de convênio com Ministério da Aquicultura e Pesca, a Cidasc instalou o Laboratório em Pirabeiraba para monitorar e controlar doenças de camarão e peixes. A União realizou convênios ainda para ajudar no custeio da defesa agropecuária no estado.
Fonte: Diretoria da CIDASC