Foto: Folha Regional

Com a finalidade de orientar os pecuaristas, a CIDASC organizou na última semana, dia 28/02, uma reunião na comunidade de Sanga Grande Alta, divisa entre os municípios de Jaguaruna e Sangão, região onde foi confirmado um foco de Raiva em bovinos.

O encontro contou com uma palestra proferida pelo médico veterinário da Cidasc, Agnaldo Serafim, e teve a participação de produtores rurais, líderes comunitários, agentes de saúde animal (ASAs) e autoridades do meio agropecuário.

A Raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, sendo fatal em todas as espécies.

Durante a reunião, os presentes foram orientados como proceder para prevenir esta doença que pode causar grandes prejuízos econômicos na criação e por em risco à saúde das pessoas.

As medidas de controle ao foco começam pela educação sanitária que leva conhecimento à comunidade e traz importantes informações para a sequência do trabalho, que é basicamente o controle populacional dos morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), a vacinação dos animais e o trabalho de investigação epidemiológica que visa descobrir outros possíveis casos.

Para Agnaldo, a participação da comunidade é fundamental para o sucesso dos trabalhos da defesa sanitária animal.

“Ficamos muito satisfeitos com a participação em grande número dos produtores nesta reunião, isso mostra o entendimento que todos somos responsáveis por este trabalho e é assim discutindo, se organizando, participando e trocando informações que vamos ter sucesso nestas ações.”

Este evento teve o apoio das rádios comunitárias de Sangão 87,9 FM e Sambaqui FM 104,9 e da Secretaria da Agricultura do Município de Sangão.

Fonte: Folha Regional