Foto: CIDASC ADR de Caçador

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2013 ocorreu, no município de Curitibanos, mais uma ação conjunta do Ministério Público de Santa Catarina – Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO), com participação da CIDASC, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.

Como resultado final da operação foi realizada a apreensão de 2.898 quilos de produtos de origem animal, que se encontravam em temperatura de conservação inadequada, com o prazo de validade vencido e produtos sem origem definida. Após a apreensão os produtos foram inutilizados e destruídos por enterrio no aterro sanitário de Curitibanos.

A ação ainda resultou na interdição de três estabelecimentos comerciais, sendo duas panificadoras e um supermercado devido as péssimas condições higiênico-sanitárias e pela falta de documentação da Vigilância Sanitária, principalmente Alvará de funcionamento e ausência de carteira de saúde dos funcionários e na inutilização de produtos de origem animal de dois veículos transportadores que estavam descarregando produtos fora da temperatura ideal e de um veículo transportador lacrado.

Durante o período, a equipe da Visa Municipal repassou orientações aos fiscalizados, tendo em vista que a ação do Mistério Público tem como objetivo preservar a saúde do consumidor, não permitindo que chegue a sua mesa produtos contaminados ou impróprios ao consumo.

Fonte: CIDASC ADR de Caçador