Foto: Reinhard Krueger

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) vão ser homenageados nesta quinta-feira (7), às 12h, em Vacaria (RS), com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro, pela erradicação da Cydia pomonella (Linnaeus) no Brasil, uma das pragas mais importantes da maçã no mundo. O feito inédito mundialmente é considerado uma conquista fenomenal para a fruticultura brasileira. A homenagem será concedida pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e pelas associações gaúcha, catarinense e paranaense de produtores de maçã.

De acordo com o presidente da ABPM, Pierre Nicolas Péres,após 16 anos de combate, Santa Catarina conseguiu erradicar a praga, graças ao trabalho desenvolvido pela Cidasc e pela Secretaria da Agricultura e da Pesca, um fato que está sendo comemorado em todo o país pela fruticultura. Nesta quarta-feira também inicia a colheita da safra da maçã ciclo 2012/2013 nos pomares de Vacaria (RS), com a presença de lideranças agrícolas e políticas dos três estados brasileiros.

O estabelecimento desta praga nos pomares comerciais do Brasil traria prejuízos incalculáveis, tanto diretos (perda de frutos e aumento no número de aplicações de inseticidas) quanto indiretos (fechamento de mercados externos e necessidade de se implementarem métodos efetivos de controle pós-colheita), destaca o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, ressaltando o trabalho em conjunto realizado pelos técnicos catarinenses e pelo apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Rodrigues lembra ainda que Santa Catarina é o maior produtor nacional da fruta, com mais de 2,5 mil produtores catarinenses.

Em Santa Catarina, o maior produtor é São Joaquim, com cerca de 8 mil hectares plantados. No Estado, devem ser colhidas neste ano cerca de 19 mil toneladas da fruta, conforme estimativa do IBGE, número equivalente a última safra. A maçã vive o auge no mês de fevereiro e março, quando frutas de diversas variedades colorem as macieiras. As maçãs deste ano apresentam boa qualidade e não sofreram prejuízos com granizo, que é considerado o pior inimigo dos pomares.

Seguro Agrícola

Em 2012 o Governo do Estado subvencionou parte do pagamento do prêmio do seguro agrícola da maçã beneficiando produtores com até 50% do valor que cabe a ele pagar descontado o valor da subvenção federal. Limitado a 4,5 hectares por agricultor, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca destinou R$ 2,3 milhões para esse fim e beneficiou 1.200 agricultores.

O programa foi lançado pelo Governo do Estado em 2011, e operacionalizado pela primeira vez em 2012. A maioria dos produtores de maçã de Santa Catarina adere ao Programa de Subvenção ao seguro rural do Governo Federal, em que os agricultores têm subvenção de 60% do valor total do prêmio. Para os 40% restantes, o Governo do Estado beneficia o produtor com a subvenção de 50%, ou seja, o agricultor paga apenas 20% do total do prêmio. Neste ano, o Governo do Estado continuará com a subvenção ao prêmio pago aos produtores referentes ao seguro dos seus pomares.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca