Nesta semana, o Estado de Santa Catarina recebeu um reforço importante em seu sistema de Vigilância Agropecuária. Visando aprimorar as estratégias utilizadas pelo Estado, que vem investindo cada vez mais em tecnologia e trabalhos de inteligência, a CIDASC recebeu seis veículos do tipo “van” equipados para fiscalizações e educação sanitária. Estes veículos foram adquiridos em novembro do ano passado, por meio de convênio com o Banco Mundial através do projeto “SC Rural”, e possui a incumbência de fortalecer os processos de fiscalização e de educação sanitária.
As vans podem ser conduzidas por motoristas habilitados na categoria “B” e dispõem de um escritório equipado com bancada de trabalho, cadeiras e alguns componentes importantes para fornecer conforto e ergonomia aos seus usuários, tais como ar-condicionado tipo split; bebedouro e frigobar veiculares; frigobar residencial; aparelho televisor de tela em definição LCD; impressora; tomadas elétricas com tensão de 220 volts; gerador a combustível; cabeamento para alimentação externa de energia; pia e reservatório de água e pulverizador a gasolina.
Seu uso foi projetado para prestação de apoio às fiscalizações de trânsito e de eventos agropecuários, por meio da instalação de uma base móvel que forneça uma unidade de trabalho praticamente completa para a execução das abordagens, inspeção e verificação de documentos, limpeza e desinfecção de veículos e autuações, além da emissão digitalizada de Guias de Trânsito Animal.
Outra importante aplicação do veículo é o Programa de Educação Sanitária, mediante a abordagem de assuntos relacionados à defesa agropecuária nas escolas, reuniões com os produtores, divulgação e esclarecimentos à comunidade geral, entre outras situações similares. Por ser equipada com aparelho televisor, conectável via USB com dispositivos móveis, é possível divulgar filmes institucionais ou sobre temas específicos relacionados às atividades da CIDASC.
Por fim, outra utilidade inquestionável destas vans será nas atuações emergenciais, em que serão importantes no apoio à fixação de postos de controle e interdição de áreas focais, isolando-as da área livre. A presença destes veículos permitirá a implantação instantânea de barreiras sanitárias dotadas dos equipamentos necessários para a execução dos trabalhos de limpeza e desinfecção de veículos com ergonomia e segurança aos funcionários que permanecerão nos pontos estabelecidos.
Sua distribuição será feita de forma estratégica, no território estadual, de modo a permanecerem à disposição de todas as Regionais para uso irrestrito, dentro das possibilidades predefinidas, sempre que por elas requeridas.
Fonte: GEDSA.