Com a finalidade de discutir e implementar ações para análise e monitoramento da qualidade das águas, estiveram reunidos no Centro Estadual de Pesquisa e Diagnóstico de Alimentos da UnC/CIDASC representantes do projeto Aquifero Guarani – Serra Geral; Vilmar Comassetto, Celi Favassa, Italomir Bringhentti e do Laboratório de Alimentos José Anibal Dambrós e Fabiana Bortolini. Na oportunidade foi ratificado a aprovação de um projeto em parceria com a Universidade do Contestado, CIDASC, Projeto Aquífero Guarani e FAPESC, sob a coordenação da UFSC.
O valor do convênio é de R$ 154.000,00(Cento e Cinquenta e quatro mil reais)para serem investidos no ano de 2013. A proposta do projeto: “Ampliação da Estrutura do Centro Estadual de Pesquisa e Diagnóstico em Alimentos e Água CEPDA -UnC/CIDASC para Análises da Qualidade de Águas Superficiais e Subterrâneas da Bacia do Rio Jacutinga e Sub-Bacias Contíguas”, e objetiva adquirir equipamentos para análise e monitoramento da qualidade das águas, a serem instalados no Centro Estadual de Pesquisa e Diagnóstico em Alimentos – Laboratório de Qualidade de Alimentos e Água da FUnC/CIDASC.
Com a efetivação deste projeto o laboratório terá sua capacidade analítica ampliada oferecendo ainda análises de diversos parâmetros, entre os quais de metais pesados. O laboratório poderá se tornar um centro de referência em análises de qualidade de águas uma vez que poucos laboratórios no país realizam análises de metais pesados em água.
Fonte: José Anibal Dambrós