Foto: Imprensa SDR Rio do Sul

Através da gerencia regional de Agricultura, a SDR de Rio do Sul promoveu em sua sede, na tarde última quarta-feira, 27, um encontro com os secretários municipais de Agricultura e representantes da CIDASC- Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, e Amavi – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí.

Durante o evento, comandado pelo gerente regional de Agricultura, Giovani Galvani, houve explanação sobre os programas desenvolvidos no setor e o modo de adequação às normas de cada um, como por exemplo o Terra Boa, Juro Zero e Banco da Terra; apresentação de relatório demonstrativo de dados regionais, com movimentação financeira por município; leitura e interpretação do diagnóstico das agroindústrias na região; e apreciação sobre as ações desenvolvidas no setor em cada um dos municípios da Regional de Rio do Sul.

O gerente regional da Cidasc, Raul Imhof Júnior, falou sa importância da obtenção de dados e de como conseguir mais e melhores resultados no setor agrícola. Citou programas da Cidasc, de defesa sanitária animal e da importância do rastreamento animal por brincagem, para o controle sanitário do rebanho e para manter o status catarinense de área livre de aftosa sem vacinação, para a garantia dos mercados. Imhof falou também dos esforços no combate à tuberculose e à brucelose para erradicar tais zoonoses do território catarinense e da criação, no Alto Vale do Itajaí, de área de produção fitossanitária livre de cancro cítrico.

A extensionista da Epagri, Rosa Agovino, falou aos secretários municipais, de crédito rural, agroecologia, políticas públicas, Centro de Treinamento de Agronômica – o Cetrag, bovinocultura à base de pasto, hortigranjeiros e silvicultura, citando números referentes à produção regional. Também falou dos programas de Agricultura Familiar e de Crédito Fundiário, e discorreu sobre a importância da criação dos conselhos municipais de desenvolvimento agrícola como fóruns do setor em cada localidade, por município.

Um dos secretários municipais de Agricultura presentes, Nilton Bonatti – que é produtor de suínos em Rio do Oeste, disse, ao final, que é muito importante haver reuniões como a que presenciou, pois entende-se que todos os setores são interdependentes e o encontro ajuda sobremaneira aos municípios, mostrando variadas chances e novas idéias para que os empreendimentos agrícolas, sejam pequenos, familiares, ou empresariais e de maior monta, tenham maior garantia de que sejam bem sucedidos, se bem planejados e trabalhados com vigor.

Mais informações:

Homero Buzzi

Email: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br

Telefone:(47) 3526-3014