Foto: ASCOM/CIDASC

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, por meio do Programa Juro Zero Agricultura/Piscicultura, incentiva projetos para implantação de cobertura antigranizo nos pomares de maçã da Serra catarinense. Em 2012, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) elaborou 20 projetos para produtores de São Joaquim, totalizando uma área de 37,5 hectares de pomares de macieira a serem protegidos. Foram mais de R$ 1,2 milhão investidos via financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com uma média de subsídio de R$ 4,5 mil por produtor provenientes do Programa Juro Zero.

Eventos como geadas tardias e, principalmente, as chuvas de granizo durante o período que vai da floração até a colheita da maçã trazem prejuízos financeiros aos fruticultores e por vezes comprometem a próxima safra. Segundo o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto de fruticultura na gerência regional da Epagri de São Joaquim, Marlon Francisco Couto, a implantação de sistemas de cobertura antigranizo é a forma mais eficiente para evitar danos a frutas e aos pomares. A prática vem sendo adotada pelos produtores de maçã, ameixa e uva na região da Serra catarinense a cada ano.

A ação tem como objetivo também propiciar a produção e oferta de frutas de excelente qualidade próprias da região, gerando emprego e renda para o município, manter a competitividade dos fruticultores da agricultura familiar na cadeia produtiva de frutas. Além disso, os projetos podem evitar o êxodo das famílias rurais pela falta de renda e endividamento de seu empreendimento familiar pelos prejuízos gerados pelas chuvas de granizo, podem gerar empregos no meio rural pela manutenção dos funcionários necessários para os tratos culturais necessários nos pomares, melhor a capacidade de pagamento e possibilidade de novos investimentos nas propriedades rurais e aumentar a circulação de bens e serviços nas propriedades, comunidades rurais e município.

Para este ano, os técnicos da Epagri pretendem continuar priorizando a cobertura dos pomares na utilização das cotas do Programa Juro Zero Agricultura/Piscicultura para São Joaquim. “Ressaltamos a importância do incentivo governamental através do programa Juro Zero, na manutenção, melhoria e sustentabilidade para a atividade frutícola, carro-chefe da economia de nossa região”, destacou o gerente regional da Epagri de São Joaquim, Názaro Vieira Lima.

Fonte:  Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca