A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca vai aproveitar a presença do setor agropecuário catarinense no lançamento da Guia de Trânsito Animal via internet (e-GTA) na próxima segunda-feira, 4, em Chapecó, para renovar o convênio com a Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro) para operacionalização do programa Terra Boa para 2013. A GTA é solicitada para movimentação de animais vivos (exceto cães e gatos), ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal. Com o novo sistema, os criadores não precisarão mais ir até os escritórios da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) para solicitar a GTA. Agora o pedido pode ser feito via internet.
Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, a renovação do convênio com a Fecoagro vai manter o fornecimento para mais de 65 mil famílias de sementes de milho, calcário e kits forrageiras (sementes e fertilizantes). A previsão para 2013 é de que sejam fornecidos 270 mil toneladas de calcário, 222 mil sacas de 20 quilos de milho e 3.500 kits forrageiras. A Fecoagro operacionaliza o programa no Estado.
A implantação da e-GTA em Santa Catarina permitirá que o criador, previamente cadastrado, acesse o sistema da Cidasc via internet e requeira a emissão da Guia de Trânsito. O secretário João Rodrigues destaca que a e-GTA representa mais liberdade e facilidade para os criadores catarinenses. “O novo sistema está integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária do Governo Federal, que garante maior credibilidade e dá mais ferramentas para sustentar o status sanitário do Estado, que é referência em todo país.”
Na Guia estão contidas informações sobre a origem e o destino, bem como a finalidade do transporte animal. Cada espécie possui uma norma específica para a emissão da guia de trânsito, que é feita mediante o cumprimento de condições sanitárias. O documento eletrônico terá dados sobre a carga a ser movimentada, tais como espécie, origem, destino, quantidade por sexo e faixa etária, finalidade do trânsito, identificação do emitente e do local de emissão e datas de emissão e validade. O modelo de GTA em papel continuará sendo utilizado onde não for possível a adoção do formato eletrônico.
O secretário explica que, no primeiro acesso, o produtor terá que fazer um cadastro e receberá uma senha, com a qual poderá acessar as informações e fazer o cadastro da guia eletrônica. A apresentação da e-GTA contará com a presença do governador Raimundo Colombo, do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, do presidente da Cidasc, Enori Barbieri, e da presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu. No evento, será feita uma simulação de como funcionará o sistema de emissão da Guia via internet.
O lançamento oficial será no quilômetro 3, da SC-283, no silo da Cooperalfa da Linha Tomazelli, em Chapecó. De acordo com Jacques Schvambach, agrônomo que coordena o Campo Demonstrativo Alfa (CDA) Chapecó, estarão no evento aproximadamente 6 a 7 mil agricultores convidados.