Foto: SECOM – Prefeitura Municipal de Joinville

As estruturas da Ceasa, Cidasc, Epagri, Fundação 25 de Julho, Escola Agrícola, Casa Krüger e Secretaria Distrital de Pirabeiraba receberam a visita do prefeito Udo Döhler na manhã da última quinta-feira (17/1). Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Romualdo França, Udo conheceu o funcionamento de cada setor, onde cumprimentou funcionários e produtores rurais, fez perguntas, apontou soluções e sugeriu melhorias. “É necessário que os setores trabalhem em conjunto e que façam encontros periódicos para que as coisas aconteçam e não fiquem só no papel”, orientou.

Às 5h25 o prefeito chegou à Central de Abastecimento (Ceasa). Recepcionado pelo presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, o prefeito passou em cada um dos boxes de produtores, enquanto era inteirado dos trabalhos pelos servidores do setor. Instituída em dezembro de 1992, a Ceasa ocupa hoje uma área de 30 mil metros quadrados, onde abriga os pavilhões do produtor e dos boxistas. A comercialização mensal do setor atinge a marca de 3.500 toneladas de produtos, envolvendo aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Na Epagri, o engenheiro agrônomo Onévio Zabot, atual diretor, fez a apresentação dos trabalhos executados ao prefeito, que ouviu também o funcionamento da CIDASC e do Centro de Formação de Produtores Rurais, pelo gerente regional Fernando Wendhausen Rothbarth. O prefeito gostou do que viu e disse que o maior desafio é manter o produtor rural no campo. “É preciso que se ofereçam condições do produtor desfrutar de boa qualidade de vida, senão ele abandona e vai para a cidade”, afirmou. Ao falar sobre produção rural, Udo lembrou que há uma visão equivocada a respeito do cultivo do palmito. “O ideal é que haja o equilíbrio e a sustentabilidade, mas o produtor precisa ter liberdade para produzir e colher”, explicou.

Na Fundação 25 de Julho, o prefeito tomou café com os funcionários e depois fez uma breve conversa com os cerca de 60 servidores. Lembrou que Joinville tem a maior população rural de Santa Catarina. Disse que é preciso fazer as esferas federal e estadual saberem dessa característica, a fim de se obter mais recursos e assim poder preservar o cinturão verde existente na região. “Nós temos aqui uma estrutura condizente e que vai ser melhorada e, principalmente, pessoas capacitadas para fazer um excelente trabalho e melhorar a condição do produtor rural”, disse.

Na sequência, o prefeito visitou as dependências da Escola Agrícola Carlos Heins Funke, onde viu os animais que servem às aulas práticas de produção rural, lembrou que a estrutura pode servir de modelo para ações do futuro Departamento Antidrogas. E no final da visita, deixou uma mensagem no quadro aos alunos que dia 18 de fevereiro retornam às aulas: “Bom início de ano letivo. Prefeito Udo Döhler”.

Como últimos itens da pauta, a equipe visitou a Casa Krüger, onde a Fundação 25 de Julho sedia ação da Feira Gastronômica de Verão, com amostras e comercialização de produtos rurais, e a Secretaria Distrital de Pirabeiraba. Na distrital, o prefeito conheceu alguns projetos e obras em andamento, como a construção de uma galeria próxima dali, que Udo fez questão de visitar. Cumprindo pontualmente a agenda, às 10h40 a equipe encerrou as visitas na região de Pirabeiraba.

Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville