Foto: Assessoria de Imprensa PMJ

O secretário da SDR de Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva, o Dura, juntamente com a Cidasc representada pelo gerente regional, Claudemir Souza dos Santos, realizaram na manhã da última quinta-feira, 03, uma reunião com o prefeito de Jaguaruna Luiz Napoli e a Colônia de Pescadores do balneário Camacho. Participaram também líderes dos pescadores de Garopaba e Cigana (Laguna).

O objetivo da reunião foi de repassar aos pescadores e gestores do município de Jaguaruna que a Cidasc necessita retirar a draga do local e levar para o pátio da empresa, em Tubarão, para realizar uma manutenção. Durante a reunião, houve a fala de alguns pescadores que inicialmente não concordaram com a iniciativa temendo que a máquina possa não retornar para Jaguaruna.

Segundo Haroldo Silva, esta possibilidade não existe, já que é um compromisso do secretário estadual João Rodrigues de manter a draga em Jaguaruna, pois estará auxiliando a barra do Camacho e a região de Campos Verdes (Carniça).

O prefeito Luiz Napoli solicitou que a draga pudesse receber a manutenção no local, mas, segundo o secretário regional, é impossível devido à logística, pois cada peça que faltar terá que ser feito uma viagem a Tubarão para buscá-la, por isso a proposta de levar a draga até o pátio da Cidasc. Diante desta proposta, Napoli então solicitou dos representantes do Governo do Estado uma garantia que a máquina retornará ao município.

Durante a reunião, Dura ligou para o secretário João Rodrigues que afirmou ao telefone para o prefeito que a máquina será levada apenas para uma manutenção e que o compromisso com Jaguaruna está garantido.

Claudemir pediu que os pescadores acreditassem na palavra dos representantes, pois é impossível uma máquina trabalhar um ano inteiro sem manutenção.

A draga será levada para Tubarão e permanecerá lá por aproximadamente dois meses para realizar uma manutenção geral e logo que estiver pronta retornará para a barra do Camacho. Diante da garantia do secretário da agricultura e Pesca, os pescadores acataram a decisão, porém falaram aos representantes do governo estadual que estarão monitorando a manutenção da draga e esperam que após a manutenção a draga realmente retorne para Jaguaruna.

Fonte: Folha Regional