A Administração Regional de Xanxerê instalou na Barreira Sanitária de permissão de ingresso e passagem, localizada na SC 467 em Abelardo Luz, arco de desinfecção, com recursos do SC-Rural e contou com apoio da equipe de trânsito e vigilância. Este sistema é um dos mais modernos existentes no mercado, possibilitando desinfecção dos caminhões e veículos de passeio de forma abrangente, homogenia e eficaz. A pulverização atinge toda parte externa dos veículos (laterais, parte de cima e embaixo).

O sistema é totalmente automatizado possui sensores e tempo definido de pulverização, conforme a dimensão do veículo, evitando o desperdício de água e desinfetantes. Além disso, os bicos possuem o sistema ati-gotejo e estão posicionados de forma a abranger um maior ângulo de pulverização. Outro aspecto importante é que o sistema possui tratamento de efluentes, evitando danos ambientais.

A pulverização para a desinfecção de veículos (caminhões e carros de passeio) é atualmente de extrema necessidade para a agropecuária catarinense, afirma o coordenador de pecuária da regional Édson Her Dorneles Filho, por sermos o único Estado da Federação com status livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido internacionalmente. Todo o trabalho de manutenção da sanidade do rebanho do Estado, pode ser perdido, caso os veículos que venham a circular no estado sejam portadores nas partes externas das cabines, e carrocerias ou rodas, algum tipo de material que possa portar o vírus da febre aftosa e infectar nosso rebanho.

Fonte: Administrativo ADR Xanxerê