A Secretaria da Agricultura e suas empresas vinculadas, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), assinam acordo coletivo de trabalho com seus funcionários, nesta segunda-feira, 12. O Sindicato dos trabalhadores em empresas de assessoramento, perícia, pesquisa e informações no Estado de Santa Catarina (Sindaspi) foi o último sindicato a assinar o acordo para o período 2012/2013, com vigência até abril de 2013.
Outros 12 sindicatos de profissionais que atuam nas áreas de pesquisa, extensão rural, defesa sanitária animal e vegetal e fomento agropecuário, que são o foco das atividades da Secretaria da Agricultura e suas empresas vinculadas, já assinaram o acordo coletivo de trabalho nos meses de setembro e outubro. O acordo é negociado anualmente para todos os mais de 4 mil trabalhadores de regime celetista da Epagri e Cidasc.
A negociação do atual acordo com o Sindaspi proporcionou aos funcionários a reposição integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período de 1º de maio de 2011 a 30 de abril de 2012, o reajuste representa 4,88%, e renovou todas as clausulas sociais.
O secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, afirma que embora não tenha sido possível oferecer reajustes a cima da inflação, o acordo coletivo garante a reposição do poder aquisitivo dos salários e a manutenção dos benefícios negociados anteriormente. “Foi o acordo possível e representa a conclusão de uma longa negociação que resultou em um instrumento que traz segurança e tranquilidade aos trabalhadores e às empresas nas relações de trabalho”, explica Spies.
Participaram da assinatura do acordo coletivo de trabalho o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues; o secretário adjunto, Airton Spies; o presidente da Cidasc, Enori Barbieri; o presidente da Epagri, Luis Hessmann; a coordenadora do Sindaspi, Maria Aparecida Raimundo; e o coordenador da Epagri de Tubarão, Daniel Nunes das Neves.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca