O governador em exercício Eduardo Pinho Moreira , entregou nesta segunda feira(5) a Medalha Funcional “Alice Guilhon Gonzaga Petrelli”, para o funcionário da CIDASC Jose Moacir Bendo. A entrega aconteceu no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, que marcou a abertura da 13ª Semana do Servidor Público, que segue até sexta-feira(9).

A indicação do colega José Moacir Bendo para receber a homenagem à Medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli 2012, foi realizada através de eleição democrática realizada no dia 18 de setembro, entre todos os servidores da CIDASC.

José Moacir Bendo é funcionário de carreira da CIDASC há mais de 32 (trinta e dois) anos, onde sempre teve seu trabalho destacado pela forma transparente, eficiente e responsável, em todas as funções por onde foi lotado.

Bendo, como é chamado acompanhou as mudanças que ocorreram nestes anos todos e sempre se destacou, demonstrando a todos muito profissionalismo, caráter, honestidade, e acima de tudo, um excelente colega de trabalho.

Além da implantação e inovação em varias atividades por onde passou entre outros, destacamos: Bendo na área de Compras teve atuação essencial no estabelecimento dos processos e procedimentos formais iniciais de compras / licitações que garantiram segurança legal e organização no desenvolvimento desses trabalhos na CIDASC;

Em O&M coordenou o processo de elaboração e implantação do primeiro regimento interno da CIDASC;
Na Gerencia de Recursos Humanos, após 14 anos de fundação da CIDASC Bendo estruturou a área de treinamento, onde foi possível criar programas de treinamentos permanentes ligados a desenvolvimento gerencial e desenvolvimento humano (área do comportamento humano). Participando efetivamente na criação das primeiras normas de treinamento em recursos humanos, criando processos onde os servidores da empresa tinham a liberdade de solicitar um treinamento e estando dentro dos critérios ser aprovado sua participação. Foi no período em que Bendo atuou na área de treinamento-Gerhu, que a CIDASC mais investiu no desenvolvimento de seus servidores.
Na Assessoria de Comunicação teve participação efetiva na criação de instrumento que fortaleceram a identidade visual da CIDASC;
Participou do planejamento do LAC – Levantamento Agropecuário Catarinense destacando-se pelo pioneirismo da coleta das informações já serem informatizadas, onde os pesquisadores utilizaram ¨palmtop¨ (computadores de mão) para realizarem as coletas dos dados. Esse foi um fato relevante onde até o próprio IBGE teve por mais de uma vez visitando a CIDASC para obter informações sobre este processo o qual veio a implantar nos Censos que realiza;

Bendo também foi um dos idealizadores e implementadores do Pró-CIDASC – Programa de Reestruturação Organizacional da CIDASC, ou seja, um movimento voltado ao aprimoramento da gestão na CIDASC.

No Ano de 2007, através de um diagnóstico realizado na CIDASC, se constatou entre outros itens, falta de clareza das metas e dos resultados de cada atividade; o modelo de gestão não atendia as necessidades da empresa; falta de capacitação gerencial e de liderança, principalmente em nível tático; as estruturas locais e regionais sentiam-se isoladas pelo distanciamento das gerências estaduais e da diretoria; grande desmotivação do corpo funcional, parte descompromissada ou acomodada. Havia uma grande necessidade de mudança e um movimento para transformação da gestão.

O Pró-Cidasc, em sua ação inicial contou com o envolvimento de 835 pessoas, sendo 601 de servidores da Cidasc (visão interna) e 234 dos diversos segmentos (visão externa) produtivos no Estado Catarinense.

Uns dos grandes pilares trabalhados no pró-cidasc é a gestão de projetos. Foi priorizado e estão sendo trabalhando até hoje três grandes projetos.

Projeto de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da CIDASC
Projeto Plano de Trabalho = gestão de resultados – Projeto Sistema de Gerenciamento da Defesa Agropecuária sob a perspectiva da Gestão de Processos.

Bendo, com atuações constantes e de destaque no grupo, estudou, aprendeu e repassou aos colegas as propostas surgidas no Pró-Cidasc viabilizando sua implantação, cujo objetivo é colocar a CIDASC num patamar de gerenciamento moderno, objetivo e dinâmico.

Atualmente, ainda atuando (entre outras atividades) com o Pró-Cidasc, criou o núcleo de Pró-Gestão dentro da empresa, aproveitando a contratação de novos funcionários, onde atua diretamente para o fortalecimento do grupo dando orientações, direção e objetivos a nova fase da administração por projetos na CIDASC.

Bendo, através de um trabalho estruturado e bem elaborado no PPA 2012 / 2015, teve a participação efetiva no incremento dos valores orçamentários para o custeio operacional da CIDASC.

Participou como conselheiro fiscal na ASCIDASC – Associação dos funcionários da CIDASC, atuando assim, em prol dos empregados através de processo associativo.

Pela forma de tratamento que sempre dispensou a todos, com foco na orientação, estímulo e agregação de servidores, faz de José Moacir Bendo um profissional de destaque na nossa instituição.

O relacionamento pessoal e sua conduta durante sua trajetória na empresa são exemplos a serem seguidos por nós colegas de trabalho.

Por todos esses motivos consideramos José Moacir Bendo merecedor de reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados a CIDASC.

No evento, foram entregues 74 medalhas de mérito funcional para os servidores das secretarias setoriais, regionais, autarquias e fundações. Todos os anos, O Governo do Estado confere a medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, criada em 27 de junho de 1999, em reconhecimento às ações meritórias de servidores públicos que tenham ultrapassado a atuação tradicional de seus deveres funcionais. Todos os agraciados são escolhidos em votação pelos seus companheiros de trabalho