No dia 25 de outubro, a Administração Regional de Canoinhas realizou palestra para produtores rurais no município de Porto União. A palestra foi proferida pelo médico veterinário da CIDASC Claudio M. Moreira, com enfoque na Sanidade e Biossegurança dos Suínos. Foram abordadas as principias doenças que acometem está atividade, dando ênfase principalmente as doenças de notificações obrigatórias como a Peste Suína Clássica (PSC), Doença de Aujszky e Febre Aftosa. Foram mostrados os procedimentos necessários e obrigatórios diante de uma ocorrência desta natureza ao serviço de defesa, como o contato imediato ao escritório local ou em situações estremas o serviço de 0800 disponibilizado pela CIDASC.

Na ocasião também foi abordado sobre os criatórios de aves de subsistência e da importância também em notificar a CIDASC nos casos em que ocorrerem mortalidades expressivas ou mesmo pelo aparecimento de doenças de natureza desconhecida dos produtores.

Os temas foram amplamente discutidos entre os participantes, mostrando a importância da Dfesa Sanitária Animal e também dos produtores rurais neste processo, para que possamos cada vez mais consolidar o reconhecimento do nosso Estado e da CIDASC como “referência e excelência em sanidade animal”.

Fonte : Cláudio M .Moreira – Médico Veterinário CIDASC – Porto União