A Cooperja de Jacinto Machado realizou o 5º Seminário Regional de Bananicultura no dia 15 de agosto, no município de Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul. Anualmente a Cooperativa organiza o evento em um dos municípios onde possui filial. O evento contou com o apoio da Epagri, CIDASC e Emater/RS e, com o patrocínio das empresas Syngenta, Iharabras, Tradecorp, Yara, Credija, Niorg e Bayer.

Com a participação de bananicultores, agrônomos, técnicos, comerciantes de banana, representantes comerciais e autoridades, o evento teve por objetivo promover a atualização tecnológica e o intercâmbio de toda cadeia produtiva. “Acreditamos também, que o seminário fortalece a imagem da região como centro de produção de bananas, tornando-a mais conhecida no Brasil, possibilitando assim, novas oportunidades de negócios para os bananicultores”, declara Macarini.

No total foram realizadas cinco palestras: “Uso de mudas micro-propagadas na bananicultura empresarial”, com o engenheiro agrônomo da empresa SBW do Brasil, João Paulo Pedroso; “Contabilidade da propriedade rural”, com a contadora da Ka’s Contabilidade, Kátia Destro Dal Pont; “Aspectos técnicos e legais no processamento pós-colheita de bananas”, com o engenheiro agrônomo da CIDASC, Osmar Volpato: “Ocorrência do mal do panamá no estado de Santa Catarina”, com o M.sc. engenheiro agrônomo da Epagri de Itajaí, Robert Harri Hinz e; “Manejo e nutrição de bananeiras” com o engenheiro agrônomo e consultor técnico da ACOBAN de Registro/SP, Agnaldo José de Oliveira.