Foto: Ascom/Cidasc.

Durante a 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, fez a entrega de um exemplar do livro impresso: “Sanidade Vegetal: Uma estratégia global para eliminar a fome, reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e estimular o desenvolvimento econômico sustentável”, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), ao engenheiro-agrônomo, Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (entre 1º de janeiro de 2003 e 30 de junho de 2006) e professor. O encontro reuniu líderes do setor para discutir uma ampla agenda voltada ao futuro da defesa agropecuária no Brasil.

Foto: Ascom/Cidasc.

O evento reuniu líderes do setor agropecuário para discutir uma agenda ampla voltada ao futuro da defesa agropecuária no Brasil, promovendo um debate enriquecedor sobre os desafios e as oportunidades na área.

A obra é fruto do trabalho colaborativo, desenvolvido por 58 autores de várias organizações, sendo oito profissionais da Cidasc. A publicação apresenta vinte capítulos, divididos em quatro seções temáticas: Medidas fitossanitárias, Sistema unificado de sanidade vegetal e Organizações nacionais de proteção fitossanitária; Promoção da segurança alimentar; Educação para sanidade vegetal; e Proteção da sanidade vegetal e a conservação da biodiversidade.

O lançamento do livro impresso ocorreu em Florianópolis, no dia 16 de maio, e integrou a agenda do mês da “Saúde dos Animais de Produção e Saúde Vegetal”. Na ocasião, a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos destacou a importância da educação sanitária e do compartilhamento de conhecimento. “É com a educação sanitária, a que se propõe um time de inquietos, como os autores deste livro, não guardarem seus saberes só para si. A Defesa Sanitária Vegetal, com esta obra, arremessa ao universo, letras de oportunidades. Que este exemplo de trabalho, em parceria com tantas instituições tão inquietas, quanto a Cidasc, que nos ajudaram a produzir o conhecimento, bem como o Crea-SC, por seus dirigentes, que nos ajudaram a oferecer este trabalho, sejam exemplo de quem sai da retórica e vai para ação. Porque é assim que se resolve: indo para o jogo, com a enxada e o balde de leite na mão”, ressalta Celles.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500