Foto: Ascom/Cidasc.

Suspensão de mexilhões permanece em Zimbros e Canto Grande, no município de Bombinhas.

Conforme laudos emitidos nesta quinta-feira (18/04), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), após monitoramento e novas análises, liberou o consumo e a comercialização de ostras no litoral catarinense. No entanto, permanece suspenso o consumo e a comercialização de moluscos bivalves (mexilhões), em Zimbros e Canto Grande, no município de Bombinhas, devido à detecção de níveis acima do limite previsto na legislação para a ficotoxina ácido ocadaico. A interdição temporária está em vigor desde o dia 28 de março de 2024.

Arte: Cidasc.

A Cidasc prosseguirá com novas coletas para o monitoramento das áreas de produção de moluscos bivalves. Os moluscos bivalves (ostras, mexilhões e coquiles) são filtradores e concentram as toxinas produzidas por fitoplânctons (ou microalgas) em seus tecidos. O local de produção de moluscos bivalves suspenso será liberado pela Cidasc somente após dois resultados negativos consecutivos, que demonstram que os moluscos estão aptos para o consumo.

Alerta aos consumidores

Quando consumida por seres humanos, essa toxina pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia. Os restaurantes e consumidores devem atentar para adquirirem moluscos bivalves com Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE, Sisbi ou SIF), garantindo assim a procedência e inocuidade destes produtos. Em caso de sintomas, a orientação aos consumidores desses produtos é que procurem atendimento na unidade de saúde mais próxima e realizem a notificação à Vigilância Epidemiológica e à Vigilância Sanitária municipal.

As instituições públicas responsáveis pela fiscalização sanitária do comércio, inspeção de produtos de origem animal, pesquisa e extensão e diagnóstico foram comunicadas para tomarem as providências pertinentes às suas áreas de atuação.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo de moluscos bivalves. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos Bivalves é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores. A produção de moluscos bivalves (ostras, mexilhões, vieiras e berbigões) produzidos no litoral catarinense são de grande importância gastronômica, sociocultural e econômica das regiões produtoras.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500