Foto: Ascom / Cidasc

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou ontem, 11, solenidade de entrega do Certificado de Concessão para a Empresa Comércio de Bananas Santomé. A marca é a décima segunda de Santa Catarina a conquistar o Selo de Conformidade Cidasc – SCC, certificação que regulamenta o processo de transformação e produção de alimentos no Estado. O evento teve início às 14h, na sede da empresa, em Massaranduba/SC. Participaram da solenidade os proprietários da Bananas Santomé, Claudenice Pauli Boncoski e Ildomar Boncoski; o prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi; o secretário municipal da agricultura, Isaías Kubiniki; engenheiro agrônomo, Marcelo Jakoby, no ato representando a gestora de Defesa Agropecuária, do Departamento Regional da Cidasc de Joinville, Luísa Richter.

Foto: Ascom / Cidasc

O Selo tem como objetivo fortalecer a atuação das empresas do ramo rural e agrofamiliar, comprovando que determinado produto passou por processos rigorosos de controle de qualidade de manipulação, produção, distribuição e higiene, entre outros aspectos da cadeia produtiva.

Claudenice Pauli Boncoski, proprietária da Bananas Santomé, contou um pouco sobre a história da empresa e como foi difícil mudar os hábitos com a implantação do programa Selo de Conformidade Cidasc. “Quero destacar o quanto ouvimos dos técnicos para chegar até aqui e o quanto aprendemos com todo o projeto e a mudança de cultura. A região de Massaranduba é muito forte na produção de bananas, e nós podemos ser tão fortes como a região de São Joaquim na produção de maçã. Se todos os produtores,  fornecedores, empresas, pegarem juntos na qualidade, nos procedimentos, na orientação dos funcionários sobre higiene pessoal, uso de toucas, higienização de maquinários, isso é mudança de hábito que a gente vê o resultado lá na frente, ressaltou Claudenice.

Foto: Ascom / Cidasc

O prefeito Armindo Sesar Tassi destacou em seu discurso a importância de ter empresas em Massaranduba preocupadas com a qualidade do seu produto, buscando projetos como Selo para melhorar a qualidade e impulsionar o seu negócio. “A produção agrícola do nosso município é um orgulho para todos nós e a produção de banana faz toda a diferença na arrecadação do município. É bom saber que os nossos empresários buscam um diferencial nos seus produtos ”, disse Tassi.

Santa Catarina é o quarto maior produtor de banana do país. O estado tem atualmente cerca de 3,4 mil bananicultores e mais de 28 mil hectares plantados. Os três municípios com maior produção de banana-caturra são Corupá e Massaranduba, no Norte catarinense, e Luiz Alves, no Vale do Itajaí.

Foto: Ascom / Cidasc

Segundo a gestora estadual da Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc, Valdirene Régia Bizolo Sommer, 32 empresas estão no projeto em todo o Estado. No total, são realizadas entre 12 e 20 consultoria, tudo depende do perfil da empresa e do número de adequações necessárias para atender às demandas do Selo. Somente depois de tudo concluído no processo é que a empresa é certificada.

“A função principal de todo esse trabalho é dar garantia da segurança dos alimentos em todo o processo. Assim o empresário pode trabalhar sua marca com segurança, agregando valor de mercado”, destaca Valdirene. A maioria das empresas têm uma certa resistência, mas depois de ver que há melhorias, todo o quadro funcional abraça o projeto e coloca em prática tudo que foi orientado. “É importante ressaltar que este selo precisa ser renovado a cada seis meses por meio da realização de uma nova auditoria, o que torna o processo mais seguro e eficaz”, explica a gestora da Cidasc.