Foto: TVGC

A propriedade de Agenor e Ivoni Pizzatto, na Linha Flor da Serra, interior do município, recebeu uma visita especial na manhã da última quarta-feira, dia 13 de fevereiro. Uma comitiva formada pelo prefeito municipal Sidnei Willinghöfer, o vice-prefeito Renato Perin, o secretário municipal de agricultura Rudimar Rott e o médico veterinário da Cidasc Ody Hess Gonçalves foi até o local para entregar oficialmente aos proprietários o Certificado de Estabelecimento de Criação Livre de Brucelose e Tuberculose.

A certificação é auferida pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, do Governo Estadual, pelos proprietários haverem cumprido o que estabelece alguns artigos do regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, dentre eles a exigência de dois exames em cada animal.

Segundo o proprietário Agenor, a certificação é gratificante, mas não deixa de ser algo que desafia. “Nunca está 100%, sempre tem alguma coisa pra fazer e qualificar na propriedade para ter melhores resultados; ficamos felizes com a conquista e desejamos que muitos outros produtores do município também alcancem esse certificado”, comenta ele, que está há oito anos no ramo leiteiro e conta com pouco mais de cinquenta vacas em seu rebanho.

Para o secretário municipal de agricultura, Rudimar Rott, o certificado da Cidasc, mais do que protocolar, é um reconhecimento que significa muito não apenas para o produtor, mas também para o município. “Temos mais de cem famílias produtoras de leite no município; assim como esta família se empenhou, muitas outras podem ser reconhecidas à medida em que qualificam o processo produtivo dentro daquilo que os órgãos legais determinam”, reconheceu Rott, destacando o bom andamento do processo de erradicação da Brucelose e Tuberculose animal no município.

Praticamente metade dos produtores de leite do município já manifestaram interesse em realizar os exames exigidos para a certificação. A Prefeitura Municipal, que custeia 50% do valor do 1º dos exames exigidos, abrirá licitação para contratação de médico veterinário que realizará as coletas nos animais. Os custos com a documentação necessária para o processo de certificação também são responsabilidade do produtor. Convém lembrar que as propriedades certificadas têm aditivo no valor do leite comercializado. Produtores interessados devem inscrever-se na Secretaria de Agricultura

Fonte: TVGC