Aconteceu ontem pela manhã, 29, uma cerimônia que marca a conclusão das atividades do Projeto Sanitarista Junior, neste ano, nas escolas do município de Bela Vista do Toldo, onde atendeu mais de 100 alunos. O projeto, implementado no município, é resultado da parceira entre a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc e a Secretaria Municipal de Educação.

O evento aconteceu no Centro de Eventos Bela Vista Toldo e contou com a presença dos representantes do município, o prefeito, Adelmo Alberti, vice-prefeito, Francisco Carlos Schiessl e a Secretária de Educação, Maria Cristina Schiessl Gelinski, e dos colaboradores da Cidasc, Maritza Martins Mansani, engenheira agrônoma e coordenadora regional do Projeto, Carlos Bremmer, gestor do Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas, Fernando Roberto Leite Braga, médico veterinário,  Patrícia Almeida, médica veterinária e Patrícia Almeida Barroso Moreira, engenheira agrônoma e coordenadora estadual do Projeto Sanitarista Junior.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas

Na ocasião foram entregues os certificados para os alunos do 5º ano, das escolas presentes, Núcleo Escolar Municipal – NEM João Batista Pontarolo, NEM João Pedro Alberti, NEM Juliana Tomporoski Krull, Escola Núcleo Municipal – ENM José Schimborski, Escola Municipal – EM Terezinha Correa Agostinho e EM Paulo Schiessl. Os estudantes também fizeram diversas apresentações que incluíam as paródias criadas “Cidasc é a Solução” e “O Sanitarista”; teatros “Visitando a Cidasc, “O Desespero das Frutas e Verduras” e “Sanitarista Junior”; e uma mensagem “Ame mais as pessoas e menos as coisas” como mostra a foto acima.

O encontro permitiu que fosse planejada a continuação do projeto no município no ano de 2019. Os secretários do município prestigiaram o evento, entre eles, Anselmo Woidella, da Agricultura, Natanael Pires, de Administração e Finanças e da Saúde, Maria Rosiani Karvat Tiszka, da Assistência Social, Maria Rosilene Martiniski Lessak, da Cultura, Esporte e Turismo e Daiane de Souza Gomes, de Planejamento. Vereadores da região também marcaram presença: Antonio Alberti, Sandro Mielke, Dauwa Mizwa, José Gilvane Machado, Elcio Vieira Magalhães, Cirinei Iarrocheski, Valdecir Krauss, Joaquim do Prado e Osni Carlos Stelzner.

A educação sanitária tem por objetivo promover a mudança de comportamento e atitudes, por meio da sensibilização e do compartilhamento das responsabilidades as ações da defesa agropecuária. E a sua realização nas escolas só é possível graças a ajuda dos professores e representantes das escolas, que também estavam presentes na cerimônia, o diretor da EM Terezinha Correa Agostinho, Emerson Keitto, o diretor do NEM Juliana Tomporoski Krull, Adelson Knop, o professor responsável do NEM João Pedro Alberti, a pedagoga do NEM João Batista Pontarolo, Crislaine Drancka e da orientadora educacional da ENM José Schimborski, Jucelia Aparecida Wolff.

Para finalizar a cerimônia, a Secretaria de Educação, Maria Cristina Schiessl Gelinski, agradece em nome de todos os seus funcionários “Gostaríamos de agradecer a todos que, com esforço e dedicação, possibilitaram que estes alunos chegassem ao cumprimento desta que é a primeira de muitas etapas que percorrerão ao longo da vida” finaliza.

Sobre o Projeto

O Projeto Sanitarista Junior está na sua quarta edição no Estado, contemplando mais de 90 escolas distribuídas em 42 municípios e mais de 7 mil alunos.

Os encontros do Projeto, além da teoria, envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área. São estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando outros temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, o trabalho desenvolvido pela Companhia em diferentes áreas, entre outros. As aulas são ministradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, juntamente com os professores das escolas.

Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

www.facebook.com/cidasc.ascom/