O gestor da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola – Cidasc e engenheiro agrônomo Alexandre Mees ministrou hoje, 6, pela manhã uma palestra sobre o programa e-Origem e as normas de rastreabilidade de produtos de origem vegetal na Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina – AMNOROESTE, com sede em São Lourenço do Oeste.

Foto: Departamento Regional de São Lourenço do Oeste

A associação inicialmente chamada de Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina – AMUNOSC, foi fundada no dia 02 de Janeiro de 1996, com a filiação dos municípios de Novo Horizonte e São Lourenço do Oeste. Passou a ser chamada de AMNOROESTE com sua implantação definitiva no dia 14 de Fevereiro de 1997 e foi inaugurada no dia 23 de Julho do mesmo ano. Atualmente a associação possui seis municípios filiados, sendo eles, Coronel Martins, Novo Horizonte, Galvão, Jupiá, São Bernardino e São Lourenço do Oeste, que abrangem uma extensão territorial de aproximadamente 988 km² e com 36.000 habitantes..

Programa e-Origem

É um sistema gratuito oferecido pelo estado de Santa Catarina onde se realiza o cadastro do produtor primário e da sua produção, para qual será gerado um Código específico para a rastreabilidade de seus produtos. Também possibilita imprimir o caderno de campo e oferece exemplos de etiquetas e do cartaz para expositor (gôndolas, ilhas). O Coordenador o programa e-Origem, Alexandre Mees explica que o sistema é simples e os interessados em realizar o cadastro devem acessar o site da Cidasc.