Foto: Karen Sandrin Rossi

No dia 18 de setembro foi realizado no Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina- Cidasc de Campos Novos, um treinamento de emergência para doenças de suínos, envolvendo os profissionais do serviço veterinário oficial e da iniciativa privada das regionais de Joaçaba, Videira, Caçador e Campos Novos. No simulado foi abordado as  doenças: Peste Suína Clássica e Doença de Aujeszky e seus diagnósticos diferenciais, isto é, as doenças que podem ser confundíveis com elas.

O trabalho em conjunto da Cidasc com os colegas da agroindústria reflete positivamente na melhor execução da Defesa Sanitária Animal em nosso Estado.

Peste Suína Clássica

A Peste Suína Clássica, também conhecida como Cólera dos Porcos ou Febre Suína, é uma enfermidade altamente contagiosa, com altos índices de mortalidade. É uma doença exclusiva dos suídeos, causada por um vírus.

Os principais sintomas dessa doença são febre alta, andar cambaleante, diarreia fétida, inapetência, vômitos, manchas azuladas na pele, esterilidade e abortos, leitões natimortos ou com crescimento comprometido, prostração e morte em um curto período (1 a 2 semanas).

No Brasil, apesar de diversas regiões estarem livres da Peste Suína Clássica, a doença ainda permanece recorrente e endêmica em muitas outras áreas. Portanto, é muito importante que os suinocultores vacinem seus rebanhos.

Em áreas onde não ocorre vacinação, as medidas de controle da doença são a eliminação dos rebanhos contaminados e restrição da movimentação de suínos, carnes e outros subprodutos suspeitos.

Doença de Aujeszky

A Doença de Aujeszky, também conhecida como Pseudoraiva, é uma enfermidade infectocontagiosa que acomete os suínos. Mesmo sendo os porcos os hospedeiros primários do vírus, ele pode infectar outras espécies de mamíferos domésticos, como cães, gatos e bovinos. A doença é fatal nessas espécies, sendo os suínos os únicos que têm chances de sobreviver ao contágio.

Em leitões jovens, que não possuem o sistema imunológico desenvolvido, as taxas de mortalidade são próximas a 100 %. Já nos suínos adultos, os principais sintomas são abortos, febres, tremores, dificuldades respiratórias, pneumonias e, certas vezes, vômitos.

O controle da doença é feito por meio da vacinação, que permite diferenciar os suínos infectados por meio de sorologia. Suídeos reagentes aos testes são interditados e sacrificados. Práticas de manejo adequadas, como o controle da temperatura da granja e a desinfecção das baias, também contribuem para controlar a doença.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos