A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realiza consulta pública para levantar demandas dos produtores rurais em relação a agrotóxicos. A intenção é conhecer quais as culturas que possuem poucos produtos registrados e por isso levam os agricultores a utilizarem muitas vezes os agrotóxicos de forma irregular. Para ouvir as sugestões de produtores, associações, cooperativas e técnicos, a Cidasc disponibiliza, até o dia 31 de dezembro 2016, um formulário online no qual os usuários podem sugerir, baseados em suas demandas, quais produtos gostariam que tivessem seus registros liberados, para quais pragas e culturas. Lembrando que a liberação do registro desses agrotóxicos somente é feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

De acordo com Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, essas culturas agrícolas com falta ou número reduzido de agroquímicos registrados, comprometendo o atendimento das demandas fitossanitárias, são chamadas de Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente – CSFI.

O engenheiro agrônomo e Gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, explica que algumas culturas não tem acesso a agrotóxicos registrados e o produtor acaba utilizando produtos sem assistência técnica adequada ou aval dos órgãos de proteção. Este é o caso do kiwi, pêssego, pera, nectarina, rúcula, berinjela, cevada, centeio, entre outros. “Considerando que nossa agricultura é bem diversificada, a possibilidade de regularização dessa situação afeta quase que todo o setor produtivo catarinense, mas, com certeza, os pequenos produtores serão os maiores beneficiados, principalmente aqueles envolvidos com a produção de hortifrutigranjeiros”, afirma.

Em caso de dúvidas, procure os engenheiros agrônomos da Cidasc da sua região.

Para acessar o formulário e participar da consulta pública basta acessar o link: https://goo.gl/IQEJhL

Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente – CSFI

Em 2014, os Ministérios da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente publicaram uma Instrução Normativa Conjunta considerando que, para determinadas culturas, o suporte fitossanitário ofertado e disponível no mercado é inexistente ou insuficiente para o controle de certas pragas ou doenças.

O documento atende uma demanda já existente do setor produtivo de frutas, legumes e verduras. Os órgãos federais observaram ainda que muitos produtores estavam na “ilegalidade involuntária”, ou seja, devido à dificuldade em encontrar produtos liberados para uso nas pequenas atividades, eles utilizavam produtos registrados para outras culturas, chamadas culturas representativas.

Mais informações à imprensa:

Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação
Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037 – (48) 98802 9741
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom

Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417 – (48) 98843-4996
www.agricultura.sc.gov.br