Departamentos Regionais de Chapecó e Xanxerê se reunem para realizar Simulado de Doenças de Notificação obrigatória em Aves.

Na ultima quarta feira, 19 de outubro, os médicos veterinarios dos Departamentos Regionais de Chapecó e Xanxerê realizaram revisão teórica dos procedimentos para autuação quando da notificação de doenças em aves. Durante o período foi realizado uma revisão dos principais sintomas da Doença de Newcastle e Influenza Aviária, bem como a forma de colheita e envio de material para laboratório, procedimentos em caso de suspeita das doenças e procedimentos de atuaçao quando da confirmaçao das doenças.

A segunda parte do treinamento foi realizado em um aviário, onde foram revistas as praticas de colheita e necropsia em aves.

A atividade é meta regional do Programa Nacional de Sanidade Avicola. Participaram do evento 19 médicos veterinarios dos dois departamentos regionais.

A Cidasc, em atendimento ao Plano Nacional de Prevenção e Controle da Doença de Newcastle e Prevenção de Influenza Aviária realiza as seguintes ações de prevenção destas duas doenças:

– Vigilância passiva com o atendimento a todas as suspeitas de influenza aviária e doença de Newcastle

– Vigilância ativa para influenza aviária e doença de Newcastle, realizada no entorno dos pontos de pouso de aves migratórias, plantéis avícolas comerciais e de subsistência

– Controle de trânsito interno e controle de médicos veterinários habilitados à emissão de GTA

– Atualização contínua de cadastro de estabelecimento avícola; e

– Capacitação do quadro técnico do SV

Qualquer pessoa, veterinário ou não, que tenha conhecimento de suspeita da ocorrência de uma doença de notificação compulsória, como por exemplo, Influenza ou Newcastle, fica obrigado, de acordo com a legislação sanitária, a comunicar imediatamente à unidade do Serviço Veterinário Oficial mais próxima.